› Derivativos - Hedge
› SWAP
› Termo de Moedas ou Non Deliverable Forward (NDF)
› Opções
› Questionário de Apuração de Perfil do Cliente para Operações com Derivativos
 
Derivativos - Hedge

Os Derivativos permitem a proteção (hedge) contra oscilações futuras de moedas, taxas ou preços, diminuindo ou eliminando riscos de perda de recursos financeiros, em uma determinada posição, em razão de oscilações indesejadas de mercado. Destina-se a qualquer Empresa que tenha recebimentos descasados de seus pagamentos, tanto em prazo quanto em moeda ou indexadores.

Existem vários instrumentos para se efetuar um hedge:

  • Swap
  • Termo de Moedas (NDF)
  • Opções
  • Combinações de derivativos específicos para cada necessidade
  • SWAP

    Operações nas quais dois participantes efetuam trocas de indexadores e/ou taxas (taxa de juros, taxa de câmbio, variação de índices de preço e outros) que incidem sobre um Valor de Referência. A liquidação é feita pelas diferenças dos fluxos.

    O swap permite a proteção de ativos e passivos contra oscilações de mercado indesejadas, inclusive para operações que possuam fluxos intermediários. Podem ser incluídas opcionalidades, conforme a característica da operação de cada cliente.

    Termo de Moedas ou Non Deliverable Forward (NDF)
    Nesta operação os participantes realizam operações de compra e venda de moeda estrangeira sem entrega física, em uma taxa de câmbio acordada, para uma data futura específica. A operação oferece flexibilidade permitindo a livre negociação do tamanho do contrato e prazo de vencimento. Há o efeito sintético de um swap em que o cliente não é tributado na fonte (IR) caso ajuste positivo a seu favor.
    Opções

    Opções são contratos de compra ou venda entre as partes, que permitem a negociação de um direito ou de uma obrigação de adquirir futuramente um ativo objeto (moedas, taxas, contratos futuros, etc...), mediante pagamento de prêmio.

    Call – Opção de compra – o comprados da opção (Titular) tem o direito de comprar, em uma data futura definida, o ativo objeto do contrato firmado com o vendedor (Lançador) a um determinado preço (Preço de Exercício).

    Put – Opção de venda – o Titular tem o direito de vender, em uma data definida, o ativo objeto do contrato firmado com o Lançador, a um determinado Preço de Exercício.

    Essas opções são negociadas em balcão, o que permite flexibilidade nas datas definidas para exercício.

    Questionário de Apuração de Perfil do Cliente para Operações com Derivativos

    Em atendimento aos princípios internacionais de Suitability e em conformidade com as orientações do Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas de Distribuição de Produtos de Investimento no Varejo, o Banco Fibra, com objetivo de conhecer o perfil de seus Clientes e para poder orientá-los da forma mais adequada em suas operações com Derivativos, solicita o preenchimento do questionário de "Apuração de Perfil".

    Por meio do preenchimento desse questionário, os Clientes se tornam conhecedores do seu perfil, permitindo, ao Banco, melhor adequação aos produtos disponíveis, frente aos respectivos riscos inerentes.

    Conheça a descrição dos perfis e riscos associados:

    Perfil Conservador: Clientes que possuem pouca ou nenhuma tolerância a risco, primam pela segurança e liquidez, e tem a característica de muitas vezes optar por menores rentabilidades para evitar investir em maiores riscos.

    Perfil Moderado: Clientes que possuem maior tolerância a risco, aceitando pequenas perdas em troca de maior potencial de rentabilidade, mas ainda dão maior foco à segurança.

    Perfil Agressivo: Clientes que estão dispostos a assumir maior risco em troca de maior rentabilidade, tem a característica de aceitar uma desvalorização temporária do seu investimento, possuem tolerância à realizar eventuais perdas do principal em busca de alta rentabilidade e tem capacidade patrimonial e financeira para este tipo de produto.

    A partir do perfil definido, basta imprimir o questionário preenchido, assiná-lo e encaminhá-lo ao seu Gerente.

    Para acessar o questionário, clique aqui.

     
          POLÍTICA DE SEGURANÇA E PRIVACIDADE |  © Copyright Banco Fibra - Todos os direitos reservados