Esclarecimentos sobre o SCR

Sobre o SCR

O Sistema de Informações de Créditos do Banco Central do Brasil – SCR é um banco de dados para registro e consulta de informações sobre operações de crédito contraídas, garantias outorgadas e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas.

Finalidade e Uso das Informações

A implementação deste sistema tem como objetivos:
- prover a supervisão do Banco Central de informações que melhorem a capacidade de avaliação da carteira de crédito das instituições que concedem crédito, auxiliando a detecção e prevenção de crises no sistema bancário, e a proteção dos recursos depositados pelos cidadãos.
- auxiliar as instituições financeiras na gestão de suas carteiras de crédito, através da mensuração dos riscos por meio da avaliação do nível de endividamento e do perfil e capacidade de pagamento dos clientes
- permitir aos clientes do Sistema Financeiro Nacional o acompanhamento das informações a respeito de suas operações de crédito perante as instituições financeiras

Forma de Consulta

O acesso ao SCR pode ser feito pelas instituições financeiras participantes do sistema, pelos tomadores de empréstimos e financiamentos e pelas áreas especializadas do Banco Central do Brasil.

As informações acessadas apresentam somente dados consolidados dos clientes e não trazem detalhes da operação, nem a identificação da instituição credora ou o nível de classificação de risco. 

As pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, por meio da Internet, seus dados porventura cadastrados no SCR. Também podem obter relatório com informações detalhadas a seu respeito, diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público – CAP’s, mantidas Banco Central.

Para o cadastramento no SCR, os clientes devem apresentar a seguinte documentação:
- Pessoa Física: formulário de solicitação de credenciamento devidamente preenchido, identidade e CPF (original ou cópia autenticada)
- Pessoa Jurídica: (a) Ltda.: contrato social e suas alterações ou (b) S.A.: estatuto social e ata da assembléia na qual os representantes legais foram eleitos, original ou cópia autenticada, certidão da Junta Comercial, declaração atestando que os documentos apresentados são atuais e fidedignos, bem como documento de identificação do representante legal (original ou cópia autenticada).

Para obter maiores esclarecimentos sobre o credenciamento, favor contatar o DDG do BACEN 0800 979 2345 ou acesse o site www.bcb.gov.br

Procedimentos necessários para Contestação das Informações:

- Somente a instituição responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la.
- Quando um cliente verificar a inexatidão de dados a seu respeito deve, primeiramente, solicitar a retificação junto à instituição responsável pela informação. Caso não haja entendimento entre as partes, o cliente pode registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central ou questionar, na esfera judicial, a instituição financeira responsável pelo lançamento.

Para manifestar discordância e solicitar correção ou exclusão de informações lançadas no SCR, relativas a operações realizadas com o Banco Fibra S.A., entre em contato com o SAC através do número 0800 703 4272 (inclusive para deficientes auditivos ou fala).

Esclarecimento Final

A consulta por parte das Instituições Financeiras, às informações constantes do SCR, depende de prévia autorização do cliente.


 
      POLÍTICA DE SEGURANÇA E PRIVACIDADE |  © Copyright Banco Fibra - Todos os direitos reservados