Integrity Program

O programa de Integridade tem como objetivo prevenir, detectar e tomar ações para adequação, em caso de desvios de conduta e práticas ilícitas, e, é constituído por princípios que norteiam sua aplicabilidade e monitoramento.

Integrity Program

O programa de Integridade tem como objetivo prevenir, detectar e tomar ações para adequação, em caso de desvios de conduta e práticas ilícitas, e, é constituído por princípios que norteiam sua aplicabilidade e monitoramento.

Cumprir com os regulamentos e políticas de compliance não é opção, é um compromisso com a ética e a transparência.

Conheça as nossas iniciativas

Committed to the national and international initiatives preventing and combating corruption, especially Law n. 12.846/2013, known as the “Anti-corruption Brazilian Law”, Banco Fibra has an Integrity Program which stimulates an environment of ethical and responsible behavior. Click here and access the Integrity Program Policy.

A integridade e a transparência são pilares fundamentais para o Banco Fibra. Dentro disso, reconhecemos a importância de combater ativamente situações de risco que podem levar à prática de atos relacionados à corrupção e de preservar um relacionamento íntegro com o setor público nacional e estrangeiro, tal qual parceiros e clientes.
Nesse sentido, nossa Política de Anticorrupção e Relacionamento com Setor Público busca estabelecer critérios de conduta a serem adotados por administradores, colaboradores e terceiros que atuam em nome da instituição, com o objetivo de prevenir e combater as práticas de corrupção e violações às leis, também dispondo sobre os métodos de controle adotados pelo Banco Fibra para monitorar o seu Programa de Integridade.
Click here para conhecer as diretrizes dessa Política.

The Banco Fibra’s Code of Ethics and Conduct reúne as diretrizes que devem ser observadas pelos profissionais e prestadores de serviços da instituição, buscando padrões de conduta cada vez mais elevados no exercício de nossas atividades. Reflete a identidade cultural e os compromissos assumidos nos mercados em que o Banco Fibra atua. Além disso, visa orientar a conduta e decisões dos dirigentes, colaboradores e prestadores de serviços no cumprimento de suas atribuições.  O Banco divulga seu Código de Ética e Conduta para todos os profissionais que atuam em seu nome e o coloca à disposição tanto em seu site institucional como na Intranet.
Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para a área de Compliance do Banco Fibra compliance.regulatorio@bancofibra.com.br.

Click here to read the complete version of our Code of Ethics and Conduct

Click here para conhecer a estrutura de Compliance & Sustentabilidade do Banco Fibra.

Institutional Policies

Our institutional policies define the directives for the implementation of procedures and integrated and complementary controls that support our operational activities and businesses, so that we can achieve the best corporate management practices and risk mitigation. We highlight some of our main policies below:

Acreditamos que a transparência é um princípio essencial que deve permear as relações entre o Fibra, nossas partes interessadas e a sociedade em geral. Além de se tratar de um compromisso social, prestar contas de forma transparente e confiável é essencial para agregar valor para os clientes, colaboradores e parceiros de negócios que atuam junto ao Banco.

Dessa forma, nossa Política de Transparência tem como objetivo estruturar as diretrizes que compactuam para a manutenção e disseminação da cultura de transparência do Fibra, pautando-se também nos compromissos atrelados a nossa governança corporativa e no respeito à confidencialidade.
Click here para conhecer as diretrizes da nossa Política de Transparência.

 

Dispomos da Política de Direitos Humanos que consolida as diversas ações e compromissos assumidos pelo Banco Fibra, no que se refere ao tema dos Direitos Humanos, cujas diretrizes estão pautadas pelos princípios éticos, o “Jeito de ser do Fibra” e demais procedimentos e normativos institucionais.

Entende-se por Direitos Humanos as normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos, sendo que os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como suas relações com toda a sociedade e estão, inclusive, na nossa Constituição Federal. Dessa forma, esta política contempla nossos:

  • administradores, conselheiros e colaboradores;
  • fornecedores, parceiros e prestadores de serviços terceirizados;
  • investidores em títulos ou valores mobiliários emitidos pela instituição; e
  • demais pessoas impactadas pelos produtos, serviços, atividades e processos, segundo critérios definidos pelo Banco Fibra.

Click here e acesse a íntegra de nossa Política de Direitos Humanos.

Trabalhamos em prol de um ambiente inclusivo e de equidade, que considera todos independente de cargo, idade, gênero,a condição física, orientação sexual ou origem étnico-racial.

Para isso, temos o Programa de Diversidade e Inclusão (“D&I”) que conta com 4 grupos de afinidade:

Gênero
Ético-racial
PCD (Pessoas com deficiência)
LGBTQIAP+

Os membros propõem sugestões, iniciativas e ações estratégicas de Diversidade e Inclusão para a promoção de um ambiente seguro e respeitoso para todos.

Click here para acessar a nossa Política de Diversidade e Inclusão. Acesse também nosso Guia de Diversidade e Inclusão.

Possuímos um Programa de Compliance que visa assegurar a adequação, fortalecimento e funcionamento do sistema de controles da instituição, buscando cumprir leis e regulamentos, bem como gerenciar, em conjunto com a alta administração, os riscos de Compliance.

A nossa área de Compliance está estruturada com três frentes principais: (i) Compliance Regulatório, que visa garantir o atendimento de todas as leis, normas, regulamentos aplicáveis a esta instituição, bem como atender as solicitações dos Órgãos Reguladores, centralizando todas as demandas, além de ser responsável pelo andamento do Programa de Integridade; (ii) Compliance Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo e à Proliferação de Armas de Destruição em Massa, que objetiva prevenir a prática de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa na realização dos nossos negócios no Brasil e no exterior, em consonância com a legislação nacional, bem como com a legislação vigente nos países onde atua; e (iii) Compliance Ambiental, Social e Governança, que visa realizar a gestão do conjunto de ações tomadas sobre meio ambiente, sociedade e governança corporativa, cujos princípios orientam as estratégias definidas pela Instituição.

Click here para conhecer as diretrizes da nossa Política de Compliance.

Em conformidade com a legislação e regulamentação vigente, no que se refere à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa e, alinhado com as melhores práticas de mercado, possuímos mecanismos rigorosos de controle para a efetiva detecção da identidade e atividade dos nossos clientes, além da identificação dos recursos financeiros, origem e constituição do nosso patrimônio.
Mantemos uma área específica, responsável pela gestão do referido processo, a qual realiza ações de controle e monitoramento constante de operações e transações financeiras.

Click here para conhecer as diretrizes da nossa Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa.

A área de Controles Internos atua para, continuamente, melhorar a qualidade do ambiente de controles da organização, auxiliando as diversas áreas no mapeamento de seus processos, identificação e avaliação de riscos e controles. Também obtém e monitora planos de ação para evolução de processos e correção de falhas operacionais identificadas. Estes conjuntos de ações aumentam a previsibilidade dos processos e contribuem para a redução do risco operacional a que a instituição está exposta.

Click here para conhecer as diretrizes da nossa Política de Gerenciamento de Risco Operacional e Controles Internos.

Reporting directly to the Board of Directors and supervised by the Audit Committee on their monthly meetings, the Internal Audit helps the institution reach its goals, adopting a systematic approach to evaluating and improving risk management, controls and the efficiency of corporate governance processes. Its three-year auditory cycle encompasses the auditing of products, processes, systems, areas and projects. Click here to access the Internal Auditing Policy.

No Banco Fibra, honramos o compromisso que temos com nossos clientes e usuários, buscando sempre entregar o melhor resultado com rapidez, respeitando os desafios e demandas de quem produz no Brasil. Nesse sentido, nossa Política de Relacionamento com Clientes e Usuários consolida os diversos compromissos e procedimentos assumidos pelo Banco Fibra para fortalecer nosso relacionamento com clientes e usuários que contratam nossos produtos e serviços. Click here para conhecer as diretrizes desse Política.

Em linha com a regulamentação vigente e visando seguir as melhores práticas do mercado, possuímos a Política de Segurança Cibernética.
Suas diretrizes orientam o uso aceitável de ativos de informação e/ou tecnológicos da instituição, baseada nos princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade. Click here para conhecer a nossa Política de Segurança Cibernética.

 

Supported on our Corporate Governance pillar, Banco Fibra has a Succession Planning Policy which defines the criteria for the identification of successors for high management posts, ensuring the quality of the process and the observance of the requirements of the Brazilian Central Bank. Click here to know this Policy’s directives.

In consonance with the best practices in the market and our commitment to transparency, Banco Fibra has a policy for Related-Party Credit Transactions, which has the primary goal of establishing and consolidating rules and procedures that must be followed on transactions involving Related Parties, in accordance with the applicable rules and regulations. Click here to know this Policy’s directives.  

Garantimos a privacidade e segurança no tratamento de dados pessoais dos nossos clientes e demais titulares de dados. Em linha com os preceitos contidos na Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (“LGPD”) e demais regulamentos aplicáveis, tornamos pública e transparente a maneira como estes dados pessoais são tratados, compartilhados e armazenados, através de nossa Política de Privacidade, que compreende a governança e principais diretrizes aplicadas ao tema. Click here and know our Privacy Policy. Also, access here our Privacy Warning.

 

A Política de Educação Financeira do Banco Fibra apresenta princípios e diretrizes a serem adotadas no relacionamento com clientes e usuários pessoas naturais, incluindo empresários individuais, com objetivo de conscientizar este público a fim de que suas operações sejam fundamentadas por decisões financeiras conscientes e bem-informadas, visando motivar a formação de reserva financeira, a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar, bem como minimizar o potencial risco de inadimplemento e superendividamento. Click here para compreender as diretrizes e abrangência desta Política.

Canal Alô Ética

O Canal Alô Ética tem como objetivo o atendimento de clientes, usuários, colaboradores,  parceiros, fornecedores ou prestadores de serviços que queiram denunciar quaisquer atos ilícitos, inclusive os previstos na Lei Anticorrupção n.º 12.846/13 relacionados à corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, bem como mau comportamento, assédio sexual ou moral, entre outras atitudes que possam violar as diretrizes de nosso Código de Ética e Conduta.

A gestão do canal é realizada por uma empresa especializada visando garantir maior imparcialidade no tratamento das comunicações recebidas. Além disso, seguindo as melhores práticas de mercado, o relato pode ser realizado de forma anônima ou identificada e são adotados procedimentos para que não haja qualquer constrangimento ou retaliação do usuário do canal.

Temos 3 opções de acesso ao nosso canal:

Preenchimento do formulário disponível em nossa página do Alô Ética: www.aloetica.com.br/bancofibra

Telefone:
0800 718 2837

bancofibra@aloetica.com.br

Ações do programa de integridade

Empresa Pró-Ética

Fomos reconhecidos em 2023 como Empresa Pró-Ética, edição 2022-2023. Promovido através de uma parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos, o Pró-Ética é uma iniciativa que busca fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

Além de reforçar nosso posicionamento enquanto empresa comprometida em fortalecer o combate à corrupção, esta conquista também demonstra a solidez do nosso Programa de Integridade, cujos pilares são essenciais para fomentar e manter uma cultura de integridade no ambiente organizacional, bem como assim garantir a sustentabilidade financeira e reputacional do nosso negócio.

Movimento Transparência 100%

Thus, in line with our ESG Institutional Plan, we have joined the 100% Transparency Movement, which establishes the fulfillment of 05 Goals by 2030. At Banco Fibra we have already fully met the "100% transparency on whistleblowing channels" target, while the other 4 are already underway, and the respective progress will be published in our Sustainability Reports available on our Sustainability page. Check out the five targets set by the Movement below:

Thus, in line with our ESG Institutional Plan, we have joined the 100% Transparency Movement, which establishes the fulfillment of 05 Goals by 2030. At Banco Fibra we have already fully met the "100% transparency on whistleblowing channels" target, while the other 4 are already underway, and the respective progress will be published in our Sustainability Reports available on our Sustainability page. Check out the five targets set by the Movement below:

  • 100% transparency of the Compliance and Governance structure
  • 100% transparency on Whistleblowing Channels
  • 100% Senior Management remuneration in full
  • 100% of the high-risk value chain trained in Integrity
  • 100% transparency of interactions with the Public Administration

Pacto Brasil pela Integridade Empresarial

O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), busca estimular empresas que operam no território brasileiro, independentemente do porte ou setor de atuação, a assumir, voluntariamente, um compromisso público com a integridade empresarial.

Através de um sistema de autoavialição, o Pacto busca ampliar o fomento à integridade empresarial, disseminar conhecimento sobre esta temática e conscientizar as empresas privadas sobre a relevância do assunto.

Além de reforçar a integridade como um elemento essencial para o sucesso do Banco Fibra, a adesão ao Pacto demostra nosso engajmento a favor da construção de um ambiente corporativo mais justo e íntegro

Entrepreneurial Pact for Integrity and Against Corruption

The Entrepreneurial Pact for Integrity and Against Corruption consists of several directives the institutions must adopt regarding the prevention and fight of corruption and bribery and promoting a more righteous, ethical and transparent market.

While becoming a signatory of the Pact, Banco Fibra has committed to several obligations, among them to:

• Monitor individuals and legal entities such as suppliers and service providers;

• Support and collaborate with the authorities in any suspect investigation regarding irregularities, unlawful conducts or violation of the ethical principles reflected on the Pact;

• Adopt and reinforce initiatives for the disclosure of regulations related to the fight against corruption.

Click here to know more about the principles and other commitments defined by the Entrepreneurial Pact.

(11) 94221-9075

From 09h to 18h (GMT – 3:00), from Monday to Friday – except local holidays