BANCO FIBRA > BLOG > POST

Atualizado em:

O que é sustentabilidade? Entenda a importância para empresas

Questões ambientais, de responsabilidade social e de governança corporativa são áreas importantes no planejamento estratégico de empresas de diversos setores. Entretanto, muitas delas ainda não entendem, de fato, o que é sustentabilidade.

Apesar de o conceito estar em alta na economia, a temática gera dúvidas em muitos empresários. Desse modo, vale aprofundar seu conhecimento para preparar melhor a empresa, considerando que se trata de um tema que precisa estar sempre no radar de quem busca uma gestão responsável e alinhada com as demandas atuais do mercado.

Neste conteúdo, você descobrirá o que é sustentabilidade, qual a sua importância para as empresas, como adotar práticas responsáveis e quais os riscos de não fazer essa transição. Boa leitura!

O que é sustentabilidade?

Ao contrário do que muitos pensam, a sustentabilidade no âmbito corporativo é um conceito que não se limita à ideia de preservação ambiental. Ela representa a busca pelo equilíbrio entre crescimento econômico, responsabilidade social e uso consciente dos recursos.

A construção de estratégia sustentável nos negócios reúne práticas relacionadas ao meio ambiente, à responsabilidade social e à governança corporativa. Essa abordagem geralmente é composta por três pilares fundamentais: agenda ESG.

A sigla, em inglês, reúne os termos environmental, social and corporate governance — ambiental, social e de governança, na tradução. Ela é composta pelos seguintes pilares:

  • meio ambiente: envolve a forma como a companhia lida com recursos naturais e com os impactos de sua atividade no meio ambiente, considerando uso de energia, emissão de poluentes etc.;
  • responsabilidade social: foca na maneira como a empresa se conecta com pessoas e comunidades, contemplando diversidade, inclusão e outros aspectos;
  • governança corporativa: pilar de estrutura de gestão da empresa, avaliando transparência, práticas éticas, compliance, entre outros.

Portanto, essa é uma área ampla no contexto empresarial. Ela implica adotar modelos de gestão que considerem os impactos das decisões sobre funcionários, clientes, fornecedores, comunidades e o meio ambiente.

Se incorporada ao planejamento estratégico, a sustentabilidade deixa de ser um conjunto de ações pontuais. Ela passa a orientar decisões em toda a empresa, transformando-se em parte essencial da sua cultura e da forma como ela se posiciona no mercado.

Por que a sustentabilidade é tão importante para os negócios?

Como visto, a sustentabilidade não é apenas uma tendência de mercado. Ela é um mecanismo relevante na atuação de negócios.

Saiba mais sobre a sua relevância!

Redução de riscos operacionais

Uma das principais vantagens da sustentabilidade é a redução de riscos. Empresas que atuam com governança sólida, processos transparentes e práticas de compliance têm menos chances de enfrentar problemas regulatórios ou jurídicos.

A previsibilidade também é um ponto que merece destaque. Com mecanismos de controle e responsabilidade integrados à gestão, os resultados se tornam mais consistentes e os investidores passam a enxergar a empresa como menos vulnerável a instabilidades externas, por exemplo.

Atração de investimentos e acesso a crédito

Você já deve ter percebido que o mercado financeiro tende a valorizar empresas comprometidas com práticas sustentáveis. Muitos bancos, fundos de investimento e investidores de varejo buscam negócios capazes de equilibrar crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental.

Para ilustrar esse destaque, é possível pensar nos exemplos de índices na bolsa de valores brasileira, a B3. Há diversos indicadores focados em sustentabilidade, como:

  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE);
  • Índice Carbono Eficiente (ICO2);
  • Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC);
  • Índice de Crédito de Descarbonização B3 (ICBIO).

Logo, um investidor que deseja montar um portfólio considerando o impacto positivo na sociedade pode considerar esses índices. A presença nessas carteiras teóricas reforça a credibilidade das companhias.

Ainda, empresas que adotam padrões de governança transparentes e publicam relatórios consistentes tendem a atrair mais capital. Além disso, elas costumam encontrar melhores condições de crédito no mercado, já que são vistas como menos arriscadas no longo prazo.

Leia mais: Por que antecipar recebíveis é saudável para o capital de giro das médias empresas?

Melhoria da reputação no mercado

A percepção do público também é impactada, não só no mercado financeiro. Consumidores estão mais atentos às práticas das marcas que escolhem e tendem a valorizar empresas que demonstram responsabilidade em suas operações.

Há números que reforçam essa percepção. Segundo um levantamento da PwC Brasil, 86% dos consumidores estão dispostos a priorizar marcas sustentáveis, enquanto 55% afirmam dar mais atenção às causas apoiadas pelas empresas.

Essa é uma máxima que não vale apenas para quem vende diretamente ao consumidor final. Empresas em mercados business-to-business (B2B), que atendem outros negócios, se beneficiam da melhoria na reputação.

No agronegócio, por exemplo, compradores internacionais podem exigir comprovação de práticas sustentáveis na produção. Nesse contexto, empresas que não fazem a transição para uma atuação mais responsável tendem a perder competitividade.

Como é possível se tornar uma empresa mais sustentável?

Entendeu a importância da sustentabilidade no planejamento estratégico da sua empresa? Veja agora como implementar essa mudança!

Comece a adotar boas práticas sustentáveis

O primeiro passo é revisar as práticas corporativas. Com esse diagnóstico, a empresa pode identificar oportunidades de melhoria nos processos internos.

Reduzir consumo de água e energia, otimizar a logística para reduzir as emissões e incentivar a reciclagem são exemplos de ações que impactam positivamente os resultados. Elas também reforçam o compromisso com a sustentabilidade.

Mais uma possibilidade é considerar o compliance. Criar políticas responsáveis, manter transparência nas informações financeiras e adotar auditorias periódicas são práticas que consolidam a confiança e ampliam a credibilidade da empresa junto ao mercado.

Evite investir somente no discurso

A transição para uma rotina mais sustentável precisa corresponder à realidade do negócio. Não adianta anunciar compromissos ambientais ou sociais se eles não forem acompanhados por práticas concretas.

Quando a empresa investe mais em marketing do que em mudanças reais, ela corre o risco de ser acusada de greenwashing — prática de fingir sustentabilidade. Isso compromete a credibilidade da marca, gera perda de confiança e pode até afastar parceiros estratégicos.

Tenha parceiros comerciais com esse foco

Por fim, saiba que a sustentabilidade não é construída isoladamente. A cadeia de valor de uma empresa precisa refletir os mesmos princípios de responsabilidade e governança que ela busca implementar internamente.

Isso implica na sua escolha de parceiros comerciais com valores semelhantes. No Banco Fibra, por exemplo, essa é uma das nossas prioridades — e publicamos relatórios periódicos que comprovam esse foco.

Neste conteúdo, você entendeu o que é sustentabilidade na realidade das empresas e por que ela é tão importante no planejamento estratégico. Para negócios que não fizeram a transição, essa pode ser a hora de dar os primeiros passos.

Quer ter acesso a mais conteúdos de valor como este? Acompanhe o Fibra nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook and LinkedIn!

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Recentes

(11) 94221-9075

From 09h to 18h (GMT – 3:00), from Monday to Friday – except local holidays