BANCO FIBRA > BLOG > POST

exportação de café

Atualizado em:

Dicas de soluções financeiras para a exportação de café

O cenário para os próximos anos na exportação de café se mostra favorável em termos de rentabilidade. Por outro lado, em termos de volume, a quebra da safra atual (2020/2021) – e a expectativa de quebra da safra seguinte – podem afetar os números totais.

Entretanto, é justamente essa queda na produtividade, provocada por fatores climáticos e de bienalidade, que deve manter os preços do café elevados. Para a exportação, há ainda o fator cambial, já que o dólar vem se mantendo bastante valorizado.

Com este cenário, a busca por soluções financeiras que ofereçam recursos atrativos para a exportação se torna fundamental para que cada oportunidade seja aproveitada ao máximo. Leia a seguir duas sugestões de operações financeiras focadas na exportação de café.

Cenário atual para exportação de café

Dentro da cadeia de café, as empresas que atuam na exportação têm dois grandes nichos de oportunidades. É o que aponta Gil Barabach, consultor da Safras & Mercado, empresa de consultoria especializada em agronegócio.

Barabach diz que existe a exportação de grandes volumes, onde o ganho está na escala, e há também as oportunidades em nichos para cafés especiais. Neste último, as empresas negociam contêiner a contêiner, em volumes menores, com ganhos no preço diferenciado.

Ele afirma ainda que o desafio para o segmento é explorar ao máximo as oportunidades nos dois tipos de volumes, reforçando que no mercado já há empresas que conseguem atuar nas duas frentes, de volume e de nicho, mas que há também um desafio logístico e financeiro que deve ser superado para que se otimize os ganhos em cada um deles com eficiência.

Soluções financeiras para proteger a operação de exportação

Barabach destaca também a necessidade de as empresas buscarem soluções financeiras que ofereçam condições mais seguras para suas operações.

Ele informa que as grandes já utilizam instrumentos como derivativos para protegerem seu fluxo financeiro, mas que ainda há empresas de porte médio e pequeno que poderiam utilizar mais e se beneficiar disso. O consultor ainda reforça a importância de empresas investirem em gestão financeira, conhecendo melhor as ferramentas e soluções que o mercado oferece.

Financiamento para exportação de café

Na linha de soluções para os desafios financeiros das tradings que operam com café, o Superintendente Executivo do Fibra, Enio Shishido, traz duas sugestões de financiamento para exportação: ACC – Adiantamento sobre Contrato de Câmbio e FAC – Financiamento para Aquisição de Café, com recursos do Funcafé.

ACC

Nesta modalidade de financiamento para exportação é firmado um contrato de câmbio entre a instituição financeira e o exportador. Na prática, é um adiantamento em reais do valor contratado em dólar, correspondente ao que a empresa receberá, no futuro de quem importou seus produtos.

De modo geral, é uma operação simples e ágil e que atente à necessidade de fluxo financeiro de quem opera com exportações.

FAC

O financiamento por meio do FAC, com recursos do Funcafé, oferece opções muito competitivas para quem precisa de recursos para otimizar sua gestão financeira na exportação.

“Esta é uma opção que pode ser até mais atraente do que o ACC”, explica Shishido.

Soluções Fibra para exportação

 A flexibilidade e o atendimento personalizado é um dos diferenciais do Fibra. Para empresas que buscam recursos para financiar exportações, seja de café ou outros produtos, a parceria que o Fibra oferece se destaca pelo atendimento humanizado.

Essa proximidade só é possível porque contamos com um time de especialistas que conhece os desafios de quem atua na cadeia do agronegócio e, por isso, pode sempre ofertar uma solução sob medida.

Venha conversar com a gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Recentes