BANCO FIBRA > BLOG > POST

estoque de café

Atualizado em:

Financiamento para estoque de café: qual a melhor opção?

No mercado de café, os preços devem permanecer em patamares elevados por algum tempo. Isso se deve a diversos fatores: menor produtividade da bienalidade da safra 2020/2021, agravada pela estiagem prolongada em algumas regiões; e perspectiva de nova quebra na próxima safra, como consequência de novos períodos de seca e episódios de geadas.

Neste cenário, ao qual se soma a valorização do dólar, decisões sobre vender a safra recém-colhida ou esperar preços mais atraentes se tornam essenciais para as estratégias de produtores e cooperativas. Com isso, também se torna importante planejar o investimento em armazenagem para o estoque de café, seja qual for o volume que se pretenda manter estocado até a decisão de venda.

Neste blog post, explicamos qual é a melhor opção financeira que produtores e cooperativas podem utilizar para financiar seu estoque de café. Leia a seguir!

Foco na rentabilidade financeira

A decisão de estocagem na cultura de café deve partir sempre de uma lógica de gestão financeira. Assim como em outros aspectos da produção e da comercialização, é importante que se tenha foco na rentabilidade imediata ou futura.

Por mais que possa parecer óbvio, obter os melhores resultados financeiros depende de um grau elevado de profissionalização na gestão das finanças dentro desse segmento. É o que ressalta Gil Barabach, consultor da Safras & Mercado, empresa de consultoria especializada em agronegócio.

Segundo o consultor, seja qual for o tamanho do produtor ou da cooperativa, é preciso que se busque uma gestão financeira qualificada para planejar e criar estratégias que maximizem a rentabilidade. É preciso conhecer e administrar as ferramentas de gestão financeira mais sofisticadas e que sejam mais eficientes para cada momento do ciclo da produção e comercialização do café.

Cafeicultura tem avançado na gestão

Barabach destaca ainda que a cafeicultura no Brasil já vem avançando na profissionalização de sua gestão financeira, diz que esse processo já vem em andamento e, por isso, há muito a ser explorado.

Como exemplo, ele reforça que hoje existe um leque cada vez maior de soluções financeiras no mercado. São operações que precisam ser compreendidas e utilizadas de forma inteligente. Terá vantagem competitiva quem souber utilizar essas ferramentas com maior eficiência.

A solução mais eficiente para financiar o estoque de café

Quando se trata de estocagem de café, o mais simples pode ser o mais eficiente. É o que orienta Enio Shishido, Superintendente Executivo do Fibra, ao indicar o uso do Revolving Loan Facilities (secured/unsecured) Coffee Production Financing Program (FUNCAFÉ) (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira).

“A solução mais adequada para financiar estoque de café é, sem dúvida, utilizar os recursos do Funcafé destinados a estocagem. É o financiamento com o preço mais competitivo e de fácil acesso para o produtor ou a cooperativa.”

Segundo Enio, outra forma de financiamento para estoque de café é o capital de giro. No entanto, ele alerta que esta não é uma opção financeiramente vantajosa, quando se compara o custo com as taxas do Funcafé, que são muito mais atraentes.

O que avaliar antes de buscar recursos do Funcafé

Sendo o Funcafé um recurso disponibilizado pelo governo federal para o desenvolvimento da cafeicultura, existem diversas instituições que são repassadoras desse fundo. Mas como decidir em qual instituição buscar esse recurso?

A dica mais importante é avaliar não apenas as condições, mas o quanto a instituição está comprometida com o segmento do agronegócio. Mais do que repassar recursos, é fundamental que exista uma relação de parceria e de entendimento sobre as necessidades de quem atua na cadeia produtiva do café.

Esse é um aspecto que se conecta com a importância da gestão financeira da qual falamos acima. Contar com um relacionamento sólido de uma instituição transparente e eficiente é um caminho vantajoso para que se possa explorar outras ferramentas de gestão e obtenção de recursos para outras etapas da produção e comercialização de café.

Banco Fibra e o Funcafé

Nesse sentido, o Fibra se destaca como um dos mais relevantes repassadores de Funcafé. Não apenas pelo volume de operações, mas também por sua proximidade com o agronegócio e por valorizar o relacionamento, a agilidade e o atendimento humanizado.

Somos a melhor opção para quem, mais do que financiamento para o estoque de café, busca também parceria duradoura com soluções personalizadas. Nosso time de especialistas em agro está preparado para oferecer todo apoio que você precisa para sua operação de café!

Venha conversar com a gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Recentes

(11) 94221-9075

From 09h to 18h (GMT – 3:00), from Monday to Friday – except local holidays