Médias empresas e crescimento em 2022: a importância de investir em capital de giro
Para as médias empresas, 2022 deve trazer oportunidades para a retomada dos negócios no pós-pandemia. Mesmo assim, tudo indica que o cenário será ainda de muitos desafios.
A dica é sempre apostar nos bons fundamentos de gestão, fortalecendo os princípios básicos do bom controle financeiro. Nesse sentido, reforçar o caixa e planejar e administrar investimentos em capital de giro são ações que podem ser estratégicas e muito eficientes para encarar os desafios de 2022 e aproveitar oportunidades que possam surgir.
Neste blog post, vamos dar algumas dicas de como cuidar e incrementar o seu capital de giro como estratégia para crescer. Acompanhe!
Capital de giro: a base financeira para uma empresa funcionar
Capital de giro é o conjunto de recursos financeiros que uma empresa tem disponível para uso no curto prazo. É o chamado ativo circulante.
São esses recursos que serão utilizados para pagamentos fixos e variáveis, como aluguel, salários, fornecedores e outras despesas operacionais. Como o nome diz, é o que faz a empresa “girar”.
Um negócio que esteja financeiramente bem planejado terá um capital de giro na medida de suas necessidades. Se o montante de capital aplicado no “giro” do negócio for mais do que o necessário, a empresa está sendo menos lucrativa do que poderia. Se o montante for menor, ela está financeiramente desequilibrada.
Médias empresas: investir em capital de giro para crescer
Se o capital de giro aplicado no negócio deve ser adequado às necessidades da operação, isso significa que crescer também implica investir em um maior aporte de recursos no capital de giro da empresa.
Para isso, é fundamental ter critério, planejamento e controle financeiro. Além disso, é preciso saber quais estratégias existem para que uma empresa possa ampliar seu capital de giro no momento de investir para crescer.
A seguir, trazemos algumas dicas!
Redução de custos
Custos enxutos é um dos princípios da boa gestão financeira e uma forma de obter recursos para investir em capital de giro. Para isso, vale apostar em renegociação com fornecedores, reavaliar contratos de serviços, melhorar a eficiência da operação, identificar e cortar desperdícios, entre outras estratégias.
Antecipação de recebíveis
Existem modalidades de antecipação de recebíveis, como Discount of Trade Bills and Credit Assignment, que são produtos disponíveis para você no Banco Fibra. Tenha parceria com uma boa instituição financeira que realize essa operação e deixe o recurso disponível com antecedência para fortalecer seu caixa com rapidez.
Crédito para capital de giro
Em condições adequadas, buscar crédito para investir em capital de giro pode ser uma solução inteligente. Para isso, é preciso avaliar as opções do mercado e encontrar parceiros que entendam as suas necessidades e tenham propostas customizadas.
Avaliação de estoque
Como se sabe, estoque é dinheiro, e se há produtos parados há muito tempo no estoque, isso significa dinheiro parado que poderia estar reforçando o capital de giro. Faça um trabalho minucioso de inventário e planeje promoções e ações que ajudem a desafogar o que estiver encalhado.
Controle de fluxo de caixa
Ter controle e previsibilidade das entradas e saídas de caixa ajuda no planejamento do seu capital de giro. Isso permite ter uma visão financeira mais acurada, o que possibilita identificar gargalos e oportunidades para ampliar o capital de giro.
Ter atenção ao capital de giro é fundamental para que as médias empresas possam explorar oportunidades de crescimento em 2022. Esse desafio tende a se tornar mais fácil quando se pode contar com um parceiro que conheça a realidade do seu dia a dia e que tenha soluções ágeis e customizáveis para melhorar a sua gestão financeira.
Venha conversar com a gente!