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Agilidade e customização: como ajudamos o Grupo Antilhas a viabilizar seu crescimento no volume de vendas

Para muitas empresas, lidar com o planejamento das sazonalidades de alta de seus negócios é um desafio constante. Produzir em maior escala e fazer estoques com antecipação demanda investimentos em matéria-prima e outros recursos que só terão oportunidade de retorno muitos meses à frente. É um cenário que exige uma gestão acurada de recursos e, muitas vezes, apoio financeiro para dar sustentação ao caixa. 

Com 30 anos de atuação no setor de embalagens e a liderança no atendimento ao segmento varejista, o Grupo Antilhas vivia esse mesmo desafio em meados de 2021. Por atender um setor da economia tão impactado pelas compras de Natal, o grupo precisava iniciar um estoque robusto com muitos meses de antecedência. 

Porém, o cenário econômico trazia variáveis que demandavam atenção especial. Uma realidade que exigia muito mais do que simples soluções de prateleiras oferecidas pelo mercado. Foi quando a Antilhas iniciou sua parceria com a gente. Conheça agora esse case de sucesso!

Crescimento e diversificação

A trajetória recente do Grupo Antilhas é marcada pelo crescimento e pela diversificação estratégica de negócios. “Por muito tempo, o atendimento ao varejo foi o principal negócio da Antilhas. Nos últimos anos, temos buscado a diversificação de nossa atuação no mercado de embalagens, com a criação de novas unidades de negócios”, conta Fernando Camargo, diretor financeiro do grupo.

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Ele revela que a diversificação foi parte de um planejamento estratégico posto em prática para reduzir riscos ao estimular o crescimento da empresa em outros segmentos. Atualmente, além do varejo, a empresa atua também com cartucharia, flexíveis e logística. “Nosso plano de crescimento vem sendo bem-sucedido. Aumentamos nosso faturamento e nos tornamos mais resilientes contra crises. As novas unidades de negócio têm se estabelecido de forma tão consistente que hoje o varejo representa menos de 50% de nossa receita”, ilustra Camargo.

A grandeza dessa operação se traduz em números e dimensões. São mais de mil funcionários que atuam em duas unidades. A produção está concentrada em uma planta de 25 mil m² na cidade paulista de Santana do Parnaíba. No mesmo estado, o município de Cajamar abriga o centro de distribuição com mais de 18 mil m². Uma estrutura logística que atende mais de 13 mil pontos de vendas em todas as regiões do Brasil.

O desafio de 2021

Camargo explica que é na metade do ano que a empresa começa a aumentar seus estoques já pensando em abastecer o varejo no período do Natal: “É um período em que a minha necessidade de caixa é muito grande, eu preciso investir com antecedência, produzir com antecedência, manter um estoque por bastante tempo, para lá na frente ter o retorno disso”.

Entretanto, o desafio de fazer esse estoque trazia mais complicadores em 2021. Fatores como a pandemia e o cenário econômico do momento levaram a uma inflação expressiva no mercado de celulose, uma das principais matérias-primas utilizadas pelo grupo. Havia ainda o fator cambial, com a elevação do dólar. “A gente tinha uma necessidade muito grande de caixa, conseguir antecipar três meses de matéria-prima e se proteger do aumento de custo”, relata Camargo.

Não serve solução de prateleira

O desafio daquele momento tinha muitas características que eram específicas não apenas do segmento onde atuam, mas também da própria dinâmica interna da empresa.

Era uma situação que exigia uma solução com duas qualidades: rapidez e flexibilidade. Rapidez porque a janela de oportunidade era relativamente curta e as tratativas tinham que ser ágeis. Flexibilidade porque era preciso uma solução sob medida, já que soluções de prateleira, comuns no mercado, nem sempre atendiam inteiramente às necessidades específicas do grupo.

É diante desse cenário que passamos a ser mais um dos parceiros financeiros que atendem o Grupo Antilhas. Era o início de um relacionamento que iria surpreender positivamente pela rapidez e precisão.

Agilidade sob medida: um case de sucesso

“Eu costumo dizer que não é o grande que engole o pequeno, é o rápido que engole o lento”, ilustra Camargo ao se referir à importância da agilidade no mundo dos negócios e à atuação do Fibra. “A equipe do banco se mostrou capaz de fazer uma leitura muito rápida e entender o que eu precisava. A solução que eles desenvolveram foi precisa e atendeu perfeitamente às necessidades que tínhamos naquele momento.”

O diretor financeiro explica que a proximidade desde o início do relacionamento foi fundamental para o sucesso da operação. “Foi enviada uma equipe da área de crédito do Fibra aqui para a empresa. Eles vieram conhecer nossos números e debater com a gente sobre as projeções e as configurações da solução que precisávamos. É uma postura diferenciada.”

Mix de operações como solução customizada

Após entender de forma aprofundada os desafios de momento da Antilhas, desenhamos uma oferta de crédito customizada. Para a construção dessa proposta, combinamos um mix de operações de modo a atender cada critério e cada etapa das necessidades de caixa e de estoque da empresa.

“Tudo foi muito dinâmico, rápido. As tratativas que muitas vezes podem chegar a 30 dias, levaram apenas 10”, destaca o diretor financeiro. “Aqui na Antilhas, temos um jeito de fazer negócio que valoriza muito a transparência com nossos parceiros, e isso esteve presente em todo o processo. Discutimos a solução e pusemos ela em pé.”

A operação proporcionou um significativo alívio de caixa e foi parte importante dos planos financeiros da Antilhas naquele momento. Com isso, além de ajudar a empresa a ter segurança na execução de seu planejamento de estoque para o Natal, ainda contribuiu para proteger a operação contra oscilações do mercado. “Isso ajudou a gente a antecipar matéria-prima e a reduzir o impacto que teríamos com o aumento de custos. Foi uma solução de crédito muito vantajosa para aquele cenário.”

Relacionamento de longo prazo

Camargo revela que desde então a empresa mantém um relacionamento de excelente qualidade com a gente, que definitivamente passou a fazer parte dos parceiros financeiros do grupo. Conta que, nesse período, diversas outras operações de crédito foram realizadas, sempre com a agilidade e a customização que atendem ao que o grupo precisa.

Quando perguntado sobre as perspectivas desse relacionamento, aponta para um horizonte de longo prazo. “O Grupo Antilhas segue crescendo e temos uma agenda forte de investimento para os próximos anos. Isso inclui investimentos para o crescimento orgânico e continuidade da diversificação de mercados e negócios. Certamente contamos com o Fibra para ser um parceiro a mais com quem podemos contar para construir esse futuro de crescimento e expansão”, finaliza Camargo, reforçando como a relação do Grupo Antilhas com a gente é um verdadeiro case de sucesso.

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