Governança Corporativa
Possuímos uma estrutura eficiente para assegurar a sintonia entre a administração e os interesses de todo o ecossistema do Fibra.
Governança Corporativa
Possuímos uma estrutura eficiente para assegurar a sintonia entre a administração e os interesses de todo o ecossistema do Fibra.
Governança Corporativa
Nossa gestão compreende diversos comitês, adequadamente formalizados em política interna que nos auxiliam a manter um ambiente robusto de controle operacional, regulatório e de governança, bem como provém agilidade e transparência na comunicação entre diferentes interesses do nosso ecossistema e da Alta Administração.
Diretoria
Executiva
Conselho de
Administração
Comitês
Nossa gestão compreende diversos comitês, adequadamente formalizados em política interna que nos auxiliam a manter um ambiente robusto de controle operacional, regulatório e de governança, bem como provém agilidade e transparência na comunicação entre diferentes interesses do nosso ecossistema e da Alta Administração.
O Conselho de Administração estabelece políticas gerais e estratégicas e é responsável por direcionar negócios, orientar, fiscalizar, eleger e gerenciar a atuação dos executivos.
Formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP, com pós-graduação em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP.
É integrante do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”) desde 23 de abril de 1993, ocupando, desde 28 de abril de 1995, o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Ocupa também o cargo de Diretor-Presidente da CSN desde 30 de abril de 2002. Desde 2017 é Presidente do Conselho de Administração do Jockey Club de São Paulo, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social desde 2014.
Atual diretor presidente do Banco Fibra, atuando desde junho de 2013. Também faz parte da diretoria da Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários; Fibra Corretora de Seguros; Fibra Asset Adm. Arno é conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) desde agosto de 2021.
De Carteira de Valores Imobiliários; Validata Meios de Pagamentos e Cipla Serviços e Empreendimentos. Membro dos Conselhos de Administração da Transnordestina Logística S.A.; FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A; ABBC (Associação Brasileira de Bancos); Textília; Vicunha Steel; Vicunha Aços e Elisabeth S.A.
Atuou na área de Financiamentos Estruturados do Bradesco BBI, onde ingressou em 2011 e anteriormente foi responsável pela área de operação financeiras da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no período de 2007 a 2011. Graduado em Economia, Ciências Políticas e Estudos Latino Americanos pela Brandeis University em Waltham, EUA, possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC SP/Insper em São Paulo, Brasil e é mestre em Administração de Empresas com foco em Finanças pela Columbia Business School em Nova Iorque, EUA
Graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Nascida em outubro de 1954, atua como diretora-executiva e membro do Conselho de Administração de várias empresas do Grupo Vicunha. É executiva da Elizabeth S/A Indústria Têxtil, Rio Purus Participações S.A. e da Taquari Participações Ltda. Também integra o Conselho de Administração da Fibra Companhia Securitizadora de Créditos Imobiliários (empresa controlada pelo Banco Fibra).
Anna Maria é graduada em Pedagogia e possui pós-graduação em Administração pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Tem pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Possui MBA em Desenvolvimento de Gestores e o Curso de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral de Minas Gerais.
É Membro do Conselho de Administração da Vicunha Textil S.A. desde 2019, onde anteriormente foi Diretora Comercial e de Marketing. Atua também como diretora nas empresas Textilia S.A. e Taquari Participações S.A., e como conselheira fiscal na Transnordestina Logística S.A.
A Diretoria Executiva, responsável pela gestão diária dos negócios, zela, entre outros aspectos, pela execução de nossas políticas e diretrizes.
Diretor Presidente do Banco Fibra desde março de 2016 e Membro do Conselho de Administração desde abril de 2019. Além disso, exerce cargo de Diretor Presidente da Fibra Administradora de Carteira de Valores Mobiliários Ltda. (“Fibra Asset”) e de Diretor da Fibra Corretora de Seguros Ltda. Também atua como membro do Conselho de Administração das empresas Elizabeth S.A. Indústria Têxtil, Textília S.A., Vicunhas Steel S.A. e Vicunha Aços S.A., Transnordestina Logística S.A., FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A, bem como atua como Conselheiro da Associação Brasileira de Bancos (ABBC).
Em sua carreira, passou por instituições como Bradesco BBI e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). É graduado em Economia, Ciências Políticas e Estudos Latino-Americanos pela Brandeis University em Waltham, EUA, possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC SP/Insper e é mestre em Administração de Empresas com foco em Finanças pela Columbia Business School em Nova Iorque, EUA. Além disso, é conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), desde agosto de 2021.
Diretor Comercial do Banco Fibra desde julho de 2024, é responsável pelas áreas de Comercial Corporate e Agro e Recuperações. Possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro com atuação em M&A Proprietário, Corporate Venture Capital, Operações de Crédito, Moeda Local, Trade Finance, Investimentos, Derivativos, Mercado de Capitais e Investment Banking. Antes de chegar ao Fibra trabalhou em Bancos como Votorantim, BicBanco e Pine. Graduado em Direito, é especialista em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Diretora de Governança, Jurídico e Compliance do Banco Fibra desde agosto de 2021, é responsável pelas áreas de Jurídico Contencioso, Jurídico Consultivo e Compliance & Sustentabilidade. Além disso, é responsável pelo Programa de Integridade do Banco Fibra e nomeada como DPO, conforme Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com mais de 25 anos de experiência no segmento financeiro, trabalhou nos Bancos ABN Amro Real, Santander, Itaú-Unibanco e Redecard. É graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui especialização em Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Especialização em Valores Mobiliários e Mercado de Capitais pela Universidade de São Paulo (USP) e extensão universitária em Diversidade e Inclusão Social em Direitos Humanos pela USP.
Diretor de Crédito do Banco Fibra desde junho de 2024, é responsável pelas áreas de Concessão e Monitoramento de Crédito. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Risco de Crédito, gerenciando e implementando processos de prospecção, análise, manutenção e recuperação de crédito, atuou em grandes instituições financeiras como Banco BS2, Maxima, Original, Citibank, Dibens e Itaú. É bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Tibiriça e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Diretor do Banco Fibra desde 2013, a partir de março de 2024 é responsável pelas áreas de Gestão de Riscos, Controles Internos, Segurança da Informação e Prevenção à Fraudes. Por 10 anos, foi membro do Comitê de Auditoria do Banco Fibra. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de gestão de riscos, tecnologia e produtos, atuou no mercado nacional e latino-americano, em instituições como Itaú-Unibanco e Banco Francês e Brasileiro (Crédit Lyonnais). Ainda, foi diretor de entidades de classe com Febraban e ABBC. É graduado em tecnologia pela FATEC/SP, possui especialização em administração financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Diretora de Gente e Cultura do Banco Fibra desde abril de 2024, é responsável pelas áreas de Administração de Pessoas, Benefícios & Bem Estar, Remuneração e Gestão de Desempenho e Seleção, Desenvolvimento & Diversidade. Com mais de 20 anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos, está no Banco Fibra em cargos de liderança de 2012, sendo que antes trabalhou em empresas como Itaú-Unibanco e Banco Sudameris. É graduada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Especialização em Consultoria Interna – Consultoria Lumo Liderança Cultura e Mobilização e MBA em Administração pela Universidade de São Paulo (USP / ESALQ). É mentora no Programa de Mentoria para mulheres “Nós por Elas”, que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres que buscam suporte na construção de sua carreira ou negócios. Co-autora do livro ‘Consultoria Interna de Recursos Humanos’.
Diretor de Tesouraria do Banco Fibra desde maio de 2024, é responsável pelas áreas de Mesa de Tesouraria, Mesa Clientes, Área Econômica, Capitação e Relação com Investidores. Possui mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, atuando nas áreas de Tesouraria, Mesa de Clientes, Gestão de Fundo de Investimento e Relação com Investidores. Foi diretor por 15 anos no Banco Pine e atuou em instituições como Unibanco, Barclays e BFB. É bacharel em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e possui MBA – Master in Business Administration pela Fundação Dom Cabral.
Programa de Integridade
O Programa de Integridade, em conjunto com o Código de Ética e Conduta, orienta os colaboradores, parceiros e prestadores de serviços terceirizados na identificação de condutas e situações em desacordo com os nossos princípios éticos, bem como, que possam configurar atos de corrupção. Tem como objetivo prevenir, detectar e tomar ações para adequação, em caso de desvios de conduta e práticas ilícitas, e, é constituído por princípios que norteiam sua aplicabilidade e monitoramento. Clique aqui e assista nosso vídeo que apresenta as diretrizes de nosso Programa de Integridade.
Comprometido com as iniciativas nacionais e internacionais de Prevenção e Combate à Corrupção e, principalmente, em conformidade com a Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, o Banco Fibra possui o Programa de Integridade, que estimula um ambiente de comportamento ético e de envolvimento responsável. Clique aqui e acesse o Regulamento do Programa de Integridade.
A integridade e a transparência são pilares fundamentais para o Banco Fibra. Dentro disso, reconhecemos a importância de combater ativamente situações de risco que podem levar à prática de atos relacionados à corrupção e de preservar um relacionamento íntegro com o setor público nacional e estrangeiro, tal qual parceiros e clientes.
Nesse sentido, nossa Política de Anticorrupção e Relacionamento com Setor Público busca estabelecer critérios de conduta a serem adotados por administradores, colaboradores e terceiros que atuam em nome da instituição, com o objetivo de prevenir e combater as práticas de corrupção e violações às leis, também dispondo sobre os métodos de controle adotados pelo Banco Fibra para monitorar o seu Programa de Integridade.
Clique aqui para conhecer as diretrizes dessa Política.
O Código de Ética e Conduta do Banco Fibra reúne as diretrizes que devem ser observadas pelos profissionais e prestadores de serviços da instituição, buscando padrões de conduta cada vez mais elevados no exercício de nossas atividades. Reflete a identidade cultural e os compromissos assumidos nos mercados em que o Banco Fibra atua. Além disso, visa orientar a conduta e decisões dos dirigentes, colaboradores e prestadores de serviços no cumprimento de suas atribuições. O Banco divulga seu Código de Ética e Conduta para todos os profissionais que atuam em seu nome e o coloca à disposição tanto em seu site institucional como na Intranet.
Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para a área de Compliance do Banco Fibra compliance.regulatorio@bancofibra.com.br.
Clique aqui para acessar o documento completo do Código de Ética e Conduta.
Clique aqui para conhecer a estrutura de Compliance & Sustentabilidade do Banco Fibra.
Políticas Institucionais
Nossas políticas institucionais compreendem a formalização de diretrizes para execução de procedimentos e controles integrados e complementares, que dão suporte às nossas atividades operacionais e condução dos negócios, a fim de alcançar as melhores práticas de gestão corporativa e mitigação de riscos. Destacamos abaixo algumas de nossas principais políticas:
Acreditamos que a transparência é um princípio essencial que deve permear as relações entre o Fibra, nossas partes interessadas e a sociedade em geral. Além de se tratar de um compromisso social, prestar contas de forma transparente e confiável é essencial para agregar valor para os clientes, colaboradores e parceiros de negócios que atuam junto ao Banco.
Dessa forma, nossa Política de Transparência tem como objetivo estruturar as diretrizes que compactuam para a manutenção e disseminação da cultura de transparência do Fibra, pautando-se também nos compromissos atrelados a nossa governança corporativa e no respeito à confidencialidade.
Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Transparência.
Dispomos da Política de Direitos Humanos que consolida as diversas ações e compromissos assumidos pelo Banco Fibra, no que se refere ao tema dos Direitos Humanos, cujas diretrizes estão pautadas pelos princípios éticos, o “Jeito de ser do Fibra” e demais procedimentos e normativos institucionais.
Entende-se por Direitos Humanos as normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos, sendo que os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como suas relações com toda a sociedade e estão, inclusive, na nossa Constituição Federal. Dessa forma, esta política contempla nossos:
Clique aqui e acesse a íntegra de nossa Política de Direitos Humanos.
Trabalhamos em prol de um ambiente inclusivo e de equidade, que considera todos independente de cargo, idade, gênero, condição física, orientação sexual ou origem étnico-racial.
Para isso, temos o Programa de Diversidade e Inclusão (“D&I”) que conta com 4 grupos de afinidade:
Gênero
Ético-racial
PCD (Pessoas com deficiência)
LGBTQIAP+
Os membros propõem sugestões, iniciativas e ações estratégicas de Diversidade e Inclusão para a promoção de um ambiente seguro e respeitoso para todos.
Clique aqui para acessar a nossa Política de Diversidade e Inclusão. Acesse também nosso Guia de Diversidade e Inclusão.
Possuímos um Programa de Compliance que visa assegurar a adequação, fortalecimento e funcionamento do sistema de controles da instituição, buscando cumprir leis e regulamentos, bem como gerenciar, em conjunto com a alta administração, os riscos de Compliance.
A nossa área de Compliance está estruturada com três frentes principais: (i) Compliance Regulatório, que visa garantir o atendimento de todas as leis, normas, regulamentos aplicáveis a esta instituição, bem como atender as solicitações dos Órgãos Reguladores, centralizando todas as demandas, além de ser responsável pelo andamento do Programa de Integridade; (ii) Compliance Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo e à Proliferação de Armas de Destruição em Massa, que objetiva prevenir a prática de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa na realização dos nossos negócios no Brasil e no exterior, em consonância com a legislação nacional, bem como com a legislação vigente nos países onde atua; e (iii) Compliance Ambiental, Social e Governança, que visa realizar a gestão do conjunto de ações tomadas sobre meio ambiente, sociedade e governança corporativa, cujos princípios orientam as estratégias definidas pela Instituição.
Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Compliance.
Em conformidade com a legislação e regulamentação vigente, no que se refere à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa e, alinhado com as melhores práticas de mercado, possuímos mecanismos rigorosos de controle para a efetiva detecção da identidade e atividade dos nossos clientes, além da identificação dos recursos financeiros, origem e constituição do nosso patrimônio.
Mantemos uma área específica, responsável pela gestão do referido processo, a qual realiza ações de controle e monitoramento constante de operações e transações financeiras.
Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa.
A área de Controles Internos atua para, continuamente, melhorar a qualidade do ambiente de controles da organização, auxiliando as diversas áreas no mapeamento de seus processos, identificação e avaliação de riscos e controles. Também obtém e monitora planos de ação para evolução de processos e correção de falhas operacionais identificadas. Estes conjuntos de ações aumentam a previsibilidade dos processos e contribuem para a redução do risco operacional a que a instituição está exposta.
Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Gerenciamento de Risco Operacional e Controles Internos.
Com linha de reporte ao Conselho de Administração e supervisionada pelo Comitê de Auditoria em suas reuniões mensais, a Auditoria Interna auxilia a organização a alcançar seus objetivos, adotando abordagem sistemática para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controles e governança corporativa. Seu ciclo de auditoria de 3 anos, compreende a auditoria de produtos, processos, sistemas, áreas e projetos. Clique aqui para acessar o Regulamento da Auditoria Interna.
No Banco Fibra, honramos o compromisso que temos com nossos clientes e usuários, buscando sempre entregar o melhor resultado com rapidez, respeitando os desafios e demandas de quem produz no Brasil. Nesse sentido, nossa Política de Relacionamento com Clientes e Usuários consolida os diversos compromissos e procedimentos assumidos pelo Banco Fibra para fortalecer nosso relacionamento com clientes e usuários que contratam nossos produtos e serviços. Clique aqui para conhecer as diretrizes desse Política.
Em linha com a regulamentação vigente e visando seguir as melhores práticas do mercado, possuímos a Política de Segurança Cibernética.
Suas diretrizes orientam o uso aceitável de ativos de informação e/ou tecnológicos da instituição, baseada nos princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Segurança Cibernética.
Amparados por nosso pilar de Governança Corporativa, o Banco Fibra possui a Política de Sucessão de Administradores, que formaliza os critérios para identificação de sucessores para as posições da Alta Administração, garantindo qualidade na escolha e observância às determinações do Banco Central do Brasil. Clique aqui para conhecer as diretrizes desta Política.
Em consonância com as melhores práticas de mercado e nosso compromisso com a transparência, o Banco Fibra possui a Política de Operações de Crédito com Partes Relacionadas, que tem por objetivo estabelecer regras e consolidar procedimentos a serem observados em transações que envolvam Partes Relacionadas, em cumprimento à legislação aplicável em vigor. Clique aqui para conhecer as diretrizes desta Política.
Garantimos a privacidade e segurança no tratamento de dados pessoais dos nossos clientes e demais titulares de dados. Em linha com os preceitos contidos na Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (“LGPD”) e demais regulamentos aplicáveis, tornamos pública e transparente a maneira como estes dados pessoais são tratados, compartilhados e armazenados, através de nossa Política de Privacidade, que compreende a governança e principais diretrizes aplicadas ao tema. Clique aqui e conheça a nossa Política de Privacidade. Acesse também nosso Aviso de Privacidade aqui.
A Política de Educação Financeira do Banco Fibra apresenta princípios e diretrizes a serem adotadas no relacionamento com clientes e usuários pessoas naturais, incluindo empresários individuais, com objetivo de conscientizar este público a fim de que suas operações sejam fundamentadas por decisões financeiras conscientes e bem-informadas, visando motivar a formação de reserva financeira, a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar, bem como minimizar o potencial risco de inadimplemento e superendividamento. Clique aqui para compreender as diretrizes e abrangência desta Política.
Atos Societários
Clique aqui e acesse o nosso Estatuto Social Consolidado.
Documentos Complementares
Disponibilizamos nesta seção informações relativas às operações de valores mobiliários em Mercados Regulamentados de Valores Mobiliários.
Assessores de Investimento
Arno Schwarz
Diretor responsável, nos termos da Resolução CVM nº 178, de 14 de fevereiro de 2023 compliance.regulatorio@bancofibra.com.br