BANCO FIBRA > BLOG > POST

Atualizado em:

Como proteger a rentabilidade no agronegócio em cenários de oscilação de preços e de câmbio?

Quem faz parte da cadeia produtiva agro conhece o tamanho dos riscos e desafios enfrentados para manter a atividade rentável. A rentabilidade no agronegócio passa por obstáculos como as oscilações dos preços das commodities e as variações cambiais.

Afinal, trata-se de uma atividade que demanda recursos financeiros ao longo de ciclos que duram meses, um investimento cujo retorno pode ser imprevisível frente às oscilações do mercado. Esta realidade é enfrentada por diversos segmentos do setor, inclusive os de insumos, como fertilizantes e defensivos, que costumam ter seus preços influenciados pelo dólar. Isso traz riscos para as operações de longo prazo em cenários de forte flutuação cambial.

Neste contexto, nada pode ser mais importante do que ter previsibilidade. E isso é possível por meio de contratos de hedge, que oferecem proteção contra oscilações de preços. Quer saber mais sobre como se beneficiar disso? Leia a seguir!

Ter previsibilidade para reduzir riscos

Para se ter uma ideia das oscilações enfrentadas, o gráfico abaixo mostra a variação dos preços do café arábica nos últimos dois anos, de acordo com dados levantados pelo Cepea/Esalq.

No gráfico seguinte, vemos as variações do dólar frente ao real no mesmo período.

Estas oscilações ilustram como qualquer elemento de previsibilidade se torna essencial. É aqui que entra uma operação de hedge! Uma ferramenta indispensável para ter previsibilidade e garantir a proteção da sua rentabilidade no longo prazo.

Leia também:
O que é preciso saber para ter segurança ao negociar hedge no agronegócio?

Hedge no agronegócio: qual o melhor momento para proteger sua rentabilidade?
Como escolher a melhor opção para operações de hedge no agronegócio?

Hedge: simples e eficiente para proteger a rentabilidade no agronegócio

De forma simplificada, uma operação de hedge é um acordo no qual uma empresa combina a venda ou a compra de um ativo com o preço predeterminado, ou ainda a troca de índices ou taxas no momento do contrato. Isso é feito como forma de proteção contra a variação e a imprevisibilidade de preços, índices e taxas do mercado.

Por meio de uma operação de hedge é possível:

  • Fixar o valor futuro de commodities e moedas estrangeiras;
  • Ter a opção futura de vender ou adquirir commodities por um valor predeterminado;
  • Ter a opção futura de vender ou adquirir moedas estrangeiras por um valor predeterminado;
  • Realizar a troca de taxas de juros e índices diversos.

Na prática, isso significa que na data estabelecida para a liquidação do contrato, você saberá exatamente o valor do ativo negociado. Assim, seja qual for o ajuste financeiro necessário na data, você tem desde o início total previsibilidade para planejar e proteger o fluxo de caixa e a rentabilidade de sua operação.

Diferentes formas de fazer hedge

Existem diversas modalidades de hedge, que podem ser aplicadas a diferentes contextos e necessidades. Entre elas, podemos destacar:

NDF (Non Deliverable Forward): também conhecida como contrato a termo. Nesta modalidade, o preço do ativo é fixado para uma data futura predeterminada. Não existe a obrigação de entrega física da commodity negociada na data do vencimento, apenas o ajuste financeiro do preço contratado. Também pode ser contratado para uma proteção cambial.

Swap: nesta modalidade, o contrato é feito para que haja uma troca de indexador de um ativo ou passivo por outro que seja mais adequado à sua operação. É uma outra forma de garantir previsibilidade de fluxo de caixa.

Opções: para esta modalidade, existe um direito futuro de compra ou de venda de algum ativo com o preço preestabelecido. Na data do vencimento, esse direito pode ou não ser exercido, de acordo com as vantagens ou desvantagens dele em relação ao preço no momento do vencimento. Este tipo de contrato exige o pagamento de um prêmio.

Hedge para toda cadeia agro

Produtores agrícolas, revendas de insumos, cooperativas e quaisquer outros agentes da cadeia produtiva do agronegócio podem se beneficiar com contratos de hedge.

Para realizar essa operação, você pode buscar uma instituição que ofereça opções e condições adequadas. Aqui no Fibra temos um atendimento ágil e consultivo com ofertas personalizadas para as suas necessidades.

Venha conversar com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

(11) 94221-9075

Das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, exceto feriados.