Fluxo de caixa em dia em 2022: 4 dicas para não faltar recursos nas médias empresas
Mesmo que traga oportunidades de crescimento para as médias empresas, 2022 será um ano ainda com muitas dificuldades a ser superadas. A melhor forma de enfrentar essa realidade é investindo em uma gestão financeira de qualidade, fundamentada no controle e no planejamento.
Nesse sentido, o cuidado com o fluxo de caixa, que é algo indispensável a qualquer empresa, se torna mais determinante para o sucesso em um cenário de grandes desafios.
Neste blog post, trazemos algumas dicas e soluções que podem fazer a diferença na gestão do seu fluxo de caixa e na elaboração de estratégias para que ele esteja sempre positivo. Leia a seguir!
Planejamento e controle no caixa de médias empresas
A gestão do fluxo de caixa é uma atividade que exige disciplina e atenção. Isso significa que todos os registros de entrada e saída devem ser feitos diariamente e de forma precisa. É preciso um controle rígido e um sistema que permite saber rapidamente quais são os valores a ser pagos e a ser recebidos e qual a previsão de caixa para os próximos dias.
Leia também:
Médias empresas: será possível crescer em 2022?
Cenário de crédito para médias empresas em 2022
Médias empresas e crescimento em 2022: a importância de investir em capital de giro
Esses dados são essenciais para que se possa elaborar um planejamento de fluxo de caixa que seja confiável e que permita antecipar eventuais problemas. É também por meio desse planejamento e antecipação do fluxo de caixa que se pode projetar a viabilidade de projetos de crescimento.
4 dicas para garantir recursos no caixa
1. Tenha uma cobrança eficiente
Um dos fatores que mais prejudicam a previsibilidade do fluxo de caixa é a inadimplência. Um erro comum, por exemplo, é fazer projeções de entrada sem considerar atrasos nos pagamentos.
Ter uma operação de cobrança eficiente significa oferecer opções e condições de pagamento diversificadas, uma régua de cobrança inteligente e automatizada, agilidade na renegociação em caso de atraso e monitoramento dos índices de inadimplência. São recursos que reduzem e ajudam a prever atrasos nos pagamentos, o que permite planejamento e controle mais eficientes e realistas.
2. Controle seu estoque
Uma grande parte do capital de giro de uma empresa costuma ser investido em estoque. A falta de controle nessa parte de uma operação comercial ou industrial costuma gerar perdas significativas que acabam por prejudicar o fluxo de caixa.
Por isso, é muito importante criar mecanismos de controle e planejamento também em relação ao estoque. É necessário ter condições de identificar produtos parados há muito tempo, saber quais quantidades devem ser repostas, qual o tempo médio de giro de produtos e qual o custo de manutenção desse estoque.
São informações que também ajudam a dar previsibilidade de fluxo de caixa, antecipando a necessidade de capital.
3. Antecipe recebíveis
A antecipação de recebíveis é uma forma inteligente e simples de garantir dinheiro em caixa com rapidez. É uma solução que preenche a lacuna que costuma existir entre os prazos para pagamento de fornecedores e os prazos oferecidos nas vendas a clientes. Como é comum no mercado, há um descasamento nestes prazos que pode levar a um desequilíbrio no fluxo de caixa.
A antecipação de recebíveis ajuda a equilibrar melhor essa distância entre o que se tem para receber no futuro e o que se tem para pagar no presente. Disponível em modalidades como Desconto de Duplicatas e Cessão de Crédito, por exemplo, esta é uma opção que soluciona essa demanda de caixa com bastante agilidade.
4. Tenha opções para cobrir o caixa
Imprevistos acontecem e desequilíbrios no fluxo de caixa podem ocorrer mesmo com quem executa um bom controle. Nesses momentos, é importante estar preparado e ter à disposição soluções ágeis e eficientes para sanar o problema.
Assim, se de um lado a antecipação de recebíveis é uma ferramenta que pode ser utilizada com bastante frequência, existem outras soluções que podem ser muito úteis e simples de usar em casos de emergência. Tais como:
Conta Garantida – linha de crédito rotativo que pode ficar permanentemente à disposição para ser utilizado assim que sua empresa precisar;
Cheque Empresas – opção para cobrir despesas de curtíssimo prazo. É um limite de crédito rotativo que evita o saldo negativo e que, em alguns casos, oferece um limite de dias sem juros para ser utilizado;
Crédito para Capital de Giro – muitas vezes, mais do que cobrir um eventual desequilíbrio no fluxo de caixa, o que se precisa é ampliar o capital de giro para dar maior estabilidade e poder de crescimento para a operação. Nesse caso, vale sempre avaliar a possibilidade de uma linha de crédito para essa finalidade.
Seja qual for a necessidade de solução financeira para fluxo de caixa, é sempre inteligente contar com um parceiro que seja capaz de oferecer um atendimento personalizado e ágil. Somente um relacionamento próximo, com quem conhece a realidade de sua empresa, pode proporcionar soluções efetivas e vantajosas.
Venha conversar com a gente!