Pix
PIX
O Pix é uma solução de pagamento criada e gerida pelo Banco Central do Brasil, que permite o pagamento, transferência e recebimento de valores de forma instantânea, segura e digital, 24 horas por dia e em todos os dias do ano.
Nele, o pagamento é simples e fácil, você só precisa informar sua chave Pix.
A modalidade chega como uma alternativa instantânea, segura e digital aos modelos tradicionais de pagamentos e transferências como boleto, TED e DOC, que são processados apenas em dias úteis e em determinados horários.
Perguntas Frequentes
O Pix é uma solução de pagamento criada e gerida pelo Banco Central do Brasil, que permite o pagamento, transferência e recebimento de valores de forma instantânea, segura e digital, 24 horas por dia e todos os dias do ano.
A chave Pix é um dado de identificação da sua conta, que torna o processo de transferência, pagamento e recebimento muito mais fácil. Para enviar e receber valores não será mais necessário informar todos os dados da sua conta, mas apenas informar a chave Pix cadastrada. Estão disponíveis para cadastro as seguintes chaves Pix:
A quantidade de chaves Pix cadastradas é limitada, sendo possível no máximo 20 chaves Pix para uma conta pessoa jurídica e 5 chaves Pix para uma conta pessoa física.
Se você prefere não divulgar dados na hora de fazer as transações, a chave aleatória é uma boa opção. Trata-se de um código único, de 32 caracteres (formado por letras, números e símbolos) gerado aleatoriamente pelo Banco Central e atrelado a uma única conta.
Esse é o único tipo de chave que não permite realizar a portabilidade. Nesse caso, para substituir uma chave aleatória, basta excluí-la no cadastro da conta corrente a qual ela está vinculada e cadastrar uma nova chave aleatória na conta corrente desejada.
Todos os clientes que possuam conta corrente ativa no Banco Fibra.
Sim. Para tanto, você precisará possuir conta em outras instituições participantes do Pix e cadastrar diferentes chaves nas respectivas contas transacionais (CNPJ, e-mail, celular ou chave aleatória).
Não é obrigatório cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix, você também pode utilizar o Pix informando os dados da sua conta.
No entanto, o cadastramento da chave Pix é altamente recomendável. Ainda que você possa receber transações informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave Pix.
Sim. Você poderá portar a chave Pix vinculada a sua conta para outra conta de sua titularidade, exceto quando tratar-se de chave aleatória. Para tanto, você deverá solicitar a portabilidade na instituição para a qual deseja cadastrar a Chave Pix. O prazo para confirmação é de 7 dias.
Para portar uma chave Pix para o Banco Fibra, acesse o Internet Banking, clique no menu “Transações” > “Pix” e selecione a opção “Minhas Chaves”.
Sim, para cliente Pessoa Física o limite de transferência é alterado automaticamente para R$ 1.000,00 entre 20h e 6h.
Para cliente Pessoa Jurídica não há alteração automática.
Você poderá iniciar um procedimento de reivindicação de posse da chave Pix na instituição na qual deseja cadastrar a chave Pix. Podem ser reivindicados: número de telefone celular e endereço de e-mail
Você terá um prazo de 7 (sete) dias corridos para validar e comprovar a posse da sua chave. Ao fazê-lo dentro do prazo estabelecido, o processo de reivindicação será encerrado e você continuará utilizando sua chave normalmente.
A segurança faz parte do desenho do Pix desde seu princípio, e é priorizada em todos os aspectos do ecossistema, inclusive em relação às transações, às informações pessoais e ao combate à fraude e lavagem de dinheiro. Os requisitos de disponibilidade, confidencialidade, integridade e autenticidade das informações foram cuidadosamente estudados e diversos controles foram implantados para garantir alto nível de segurança.
Todas as transações ocorrerão por meio de mensagens assinadas digitalmente e que trafegam de forma criptografada, em uma rede protegida e apartada da Internet. Além disso, no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), componente que armazenará as informações das chaves Pix, as informações dos usuários também são criptografadas e existem mecanismos de proteção que impedem varreduras das informações pessoais, além de indicadores que auxiliam os participantes do ecossistema na prevenção contra fraudes e lavagem de dinheiro.
O Regulamento do Pix abrange a Resolução BCB Nº 1, de 2020, que disciplina seu funcionamento. Na página do Pix no site do Banco Central do Brasil, é possível encontrar a relação de manuais do Pix, no menu 'Regulamentação relacionada ao Pix'.
Termo de Adesão
Você pode conferir todas as condições clicando aqui