O que torna o Open Finance um sistema mais ágil e seguro para o mercado financeiro são suas regras e rigorosos requisitos estabelecidos pelo Banco Central do Brasil em conjunto com os bancos, que garantem a autenticidade, segurança e sigilo das informações compartilhadas. Além disso, somente as instituições autorizadas podem participar do Open Finance.
As instituições participantes do Open Finance são responsáveis pela segurança, sigilo e integridade dos dados e serviços que você ou sua empresa está compartilhando.
Encontre aqui as informações sobre as instituições participantes. https://openbankingbrasil.org.br/quem-participa/
Sim, o compartilhamento, a guarda e o uso dos dados e informações no Open Finance deve observar todas as regras previstas na Lei Geral de Proteção de Dados- LGPD.
Não. Você ou sua empresa deverão dar o seu consentimento previamente. Sempre que for necessário o compartilhamento dos seus dados com alguma das instituições participantes, haverá um questionamento se você ou sua empresa desejam ou não compartilhar suas informações.
Após confirmar o desejo de compartilhar seus dados, haverá um redirecionado para a instituição portadora dos dados para você ou sua empresa confirmarem esta vontade e selecionar quais os dados que poderão ser compartilhados.
Somente após esse processo é que seus dados serão compartilhados com a outra instituição participante.
Poderão ser compartilhados, dados pessoais ou dados da empresa (em caso de conta pessoa jurídica), como por exemplo: nome/razão social, e-mail, CPF/CNPJ; e dados transacionais, como a movimentação da conta corrente, histórico de empréstimos, financiamentos e faturamento. É o titular dos dados que escolhe o que quer compartilhar e com quem!
Não. No Open Finance, o compartilhamento dos dados só acontece se você ou sua empresa quiserem e permitirem de forma expressa. Nenhuma instituição financeira terá acesso às informações sem uma prévia autorização, que chamamos de consentimento.
Você ou sua empresa poderão compartilhar seus dados com as instituições financeiras ou demais instituições autorizadas a operar pelo Banco Central do Brasil. Encontre aqui as informações sobre as instituições participantes. https://openbankingbrasil.org.br/quem-participa/
As instituições financeiras continuam sendo responsáveis pela proteção e segurança dos dados de seus clientes. Por isso, se tiver alguma dúvida ou receber qualquer solicitação de compartilhamento de dados que seja suspeita, entre em contato com a instituição que mandou a mensagem através dos canais oficiais de atendimento da instituição financeira.
A revogação do consentimento ou cancelamento do compartilhamento dos meus dados poderão ser solicitados, a qualquer momento, de forma gratuita, tanto na instituição que disponibilizou ou na que recebeu suas informações.
No caso de pessoa física, somente o titular pode autorizar o compartilhamento dos seus dados. No caso de pessoa jurídica, o compartilhamento deve ser autorizado pelos representantes legais da empresa.
Em ambos os casos, a autorização será feita em um ambiente digital seguro, por meio dos processos de autenticação já utilizados por você ou sua empresa.
Não. O compartilhamento entre as instituições participantes do Open Finance não pode acontecer sem o prévio consentimento/autorização.
Sim, você ou sua empresa decidem o prazo, que poderá ser de até 12 (doze) meses. Após esse período, será necessário dar um novo consentimento/autorização.
Sim, desde que haja o consentimento e seja uma instituição iniciadora de pagamento autorizada pelo Banco Central do Brasil.
Se você ou sua empresa receberem qualquer mensagem pedindo para compartilhar dados, só aceite se souber quais informações serão compartilhadas e com qual instituição. Em caso de dúvida, entre em contato com a instituição que enviou a mensagem.
Pix é uma solução que permite fazer transferências e pagamentos instantâneos todos os dias, a qualquer hora e para todos os bancos. Já o Open Finance é o compartilhamento padronizado de dados sobre produtos, informações financeiras e serviços pelas instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.
O Pix, que permite fazer transferências e pagamentos instantâneos a qualquer hora, dia e para todos os bancos, pode ser utilizado independentemente de ter aderido ou não ao Open Finance. Entretanto, é possível executar operações PIX através do Open Finance também.
Não. O Open Finance é autorizado e utilizado apenas através de canais digitais, como o internet banking e o aplicativo para dispositivos móveis.
Não. Todo o processo, desde implementação até consentimento, é gratuito aos clientes.
O Open Finance foi divido em 4 fases com o objetivo de tornar sua implementação mais eficiente e garantir a segurança das informações. Na 1ª Fase foram compartilhados dados de produtos e serviços das instituições participantes; já na 2ª Fase os dados bancários, como conta corrente e cartão de crédito foram os compartilhados, mediante o consentimento do cliente. A 3ª Fase abrangerá transações de pagamento e a 4ª serão dados compartilhados de outros produtos financeiros, como seguro, investimento, previdência e câmbio.