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Programa de Integridade

O programa de Integridade tem como objetivo prevenir, detectar e tomar ações para adequação, em caso de desvios de conduta e práticas ilícitas, e, é constituído por princípios que norteiam sua aplicabilidade e monitoramento.

Programa de Integridade

O programa de Integridade tem como objetivo prevenir, detectar e tomar ações para adequação, em caso de desvios de conduta e práticas ilícitas, e, é constituído por princípios que norteiam sua aplicabilidade e monitoramento.

Cumprir com os regulamentos e políticas de compliance não é opção, é um compromisso com a ética e a transparência.

Conheça as nossas iniciativas

Comprometido com as iniciativas nacionais e internacionais de Prevenção e Combate à Corrupção e, principalmente, em conformidade com a Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, o Banco Fibra possui o Programa de Integridade, que estimula um ambiente de comportamento ético e de envolvimento responsável. Clique aqui e acesse o Regulamento do Programa de Integridade.

A integridade e a transparência são pilares fundamentais para o Banco Fibra. Dentro disso, reconhecemos a importância de combater ativamente situações de risco que podem levar à prática de atos relacionados à corrupção e de preservar um relacionamento íntegro com o setor público nacional e estrangeiro, tal qual parceiros e clientes.
Nesse sentido, nossa Política de Anticorrupção e Relacionamento com Setor Público busca estabelecer critérios de conduta a serem adotados por administradores, colaboradores e terceiros que atuam em nome da instituição, com o objetivo de prevenir e combater as práticas de corrupção e violações às leis, também dispondo sobre os métodos de controle adotados pelo Banco Fibra para monitorar o seu Programa de Integridade.
Clique aqui para conhecer as diretrizes dessa Política.

Código de Ética e Conduta do Banco Fibra reúne as diretrizes que devem ser observadas pelos profissionais e prestadores de serviços da instituição, buscando padrões de conduta cada vez mais elevados no exercício de nossas atividades. Reflete a identidade cultural e os compromissos assumidos nos mercados em que o Banco Fibra atua. Além disso, visa orientar a conduta e decisões dos dirigentes, colaboradores e prestadores de serviços no cumprimento de suas atribuições.  O Banco divulga seu Código de Ética e Conduta para todos os profissionais que atuam em seu nome e o coloca à disposição tanto em seu site institucional como na Intranet.
Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para a área de Compliance do Banco Fibra compliance.regulatorio@bancofibra.com.br.

Clique aqui para acessar o documento completo do Código de Ética e Conduta.

Clique aqui para conhecer a estrutura de Compliance & Sustentabilidade do Banco Fibra.

Políticas Institucionais

Nossas políticas institucionais compreendem a formalização de diretrizes para execução de procedimentos e controles integrados e complementares, que dão suporte às nossas atividades operacionais e condução dos negócios, a fim de alcançar as melhores práticas de gestão corporativa e mitigação de riscos. Destacamos abaixo algumas de nossas principais políticas:

Acreditamos que a transparência é um princípio essencial que deve permear as relações entre o Fibra, nossas partes interessadas e a sociedade em geral. Além de se tratar de um compromisso social, prestar contas de forma transparente e confiável é essencial para agregar valor para os clientes, colaboradores e parceiros de negócios que atuam junto ao Banco.

Dessa forma, nossa Política de Transparência tem como objetivo estruturar as diretrizes que compactuam para a manutenção e disseminação da cultura de transparência do Fibra, pautando-se também nos compromissos atrelados a nossa governança corporativa e no respeito à confidencialidade.
Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Transparência.

 

Dispomos da Política de Direitos Humanos que consolida as diversas ações e compromissos assumidos pelo Banco Fibra, no que se refere ao tema dos Direitos Humanos, cujas diretrizes estão pautadas pelos princípios éticos, o “Jeito de ser do Fibra” e demais procedimentos e normativos institucionais.

Entende-se por Direitos Humanos as normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos, sendo que os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como suas relações com toda a sociedade e estão, inclusive, na nossa Constituição Federal. Dessa forma, esta política contempla nossos:

  • administradores, conselheiros e colaboradores;
  • fornecedores, parceiros e prestadores de serviços terceirizados;
  • investidores em títulos ou valores mobiliários emitidos pela instituição; e
  • demais pessoas impactadas pelos produtos, serviços, atividades e processos, segundo critérios definidos pelo Banco Fibra.

Clique aqui e acesse a íntegra de nossa Política de Direitos Humanos.

Trabalhamos em prol de um ambiente inclusivo e de equidade, que considera todos independente de cargo, idade, gênero,a condição física, orientação sexual ou origem étnico-racial.

Para isso, temos o Programa de Diversidade e Inclusão (“D&I”) que conta com 4 grupos de afinidade:

Gênero
Ético-racial
PCD (Pessoas com deficiência)
LGBTQIAP+

Os membros propõem sugestões, iniciativas e ações estratégicas de Diversidade e Inclusão para a promoção de um ambiente seguro e respeitoso para todos.

Clique aqui para acessar a nossa Política de Diversidade e Inclusão. Acesse também nosso Guia de Diversidade e Inclusão.

Possuímos um Programa de Compliance que visa assegurar a adequação, fortalecimento e funcionamento do sistema de controles da instituição, buscando cumprir leis e regulamentos, bem como gerenciar, em conjunto com a alta administração, os riscos de Compliance.

A nossa área de Compliance está estruturada com três frentes principais: (i) Compliance Regulatório, que visa garantir o atendimento de todas as leis, normas, regulamentos aplicáveis a esta instituição, bem como atender as solicitações dos Órgãos Reguladores, centralizando todas as demandas, além de ser responsável pelo andamento do Programa de Integridade; (ii) Compliance Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo e à Proliferação de Armas de Destruição em Massa, que objetiva prevenir a prática de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa na realização dos nossos negócios no Brasil e no exterior, em consonância com a legislação nacional, bem como com a legislação vigente nos países onde atua; e (iii) Compliance Ambiental, Social e Governança, que visa realizar a gestão do conjunto de ações tomadas sobre meio ambiente, sociedade e governança corporativa, cujos princípios orientam as estratégias definidas pela Instituição.

Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Compliance.

Em conformidade com a legislação e regulamentação vigente, no que se refere à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa e, alinhado com as melhores práticas de mercado, possuímos mecanismos rigorosos de controle para a efetiva detecção da identidade e atividade dos nossos clientes, além da identificação dos recursos financeiros, origem e constituição do nosso patrimônio.
Mantemos uma área específica, responsável pela gestão do referido processo, a qual realiza ações de controle e monitoramento constante de operações e transações financeiras.

Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa.

A área de Controles Internos atua para, continuamente, melhorar a qualidade do ambiente de controles da organização, auxiliando as diversas áreas no mapeamento de seus processos, identificação e avaliação de riscos e controles. Também obtém e monitora planos de ação para evolução de processos e correção de falhas operacionais identificadas. Estes conjuntos de ações aumentam a previsibilidade dos processos e contribuem para a redução do risco operacional a que a instituição está exposta.

Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Gerenciamento de Risco Operacional e Controles Internos.

Com linha de reporte ao Conselho de Administração e supervisionada pelo Comitê de Auditoria em suas reuniões mensais, a Auditoria Interna auxilia a organização a alcançar seus objetivos, adotando abordagem sistemática para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controles e governança corporativa. Seu ciclo de auditoria de 3 anos, compreende a auditoria de produtos, processos, sistemas, áreas e projetos. Clique aqui para acessar o Regulamento da Auditoria Interna.

No Banco Fibra, honramos o compromisso que temos com nossos clientes e usuários, buscando sempre entregar o melhor resultado com rapidez, respeitando os desafios e demandas de quem produz no Brasil. Nesse sentido, nossa Política de Relacionamento com Clientes e Usuários consolida os diversos compromissos e procedimentos assumidos pelo Banco Fibra para fortalecer nosso relacionamento com clientes e usuários que contratam nossos produtos e serviços. Clique aqui para conhecer as diretrizes desse Política.

Em linha com a regulamentação vigente e visando seguir as melhores práticas do mercado, possuímos a Política de Segurança Cibernética.
Suas diretrizes orientam o uso aceitável de ativos de informação e/ou tecnológicos da instituição, baseada nos princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Segurança Cibernética.

 

Amparados por nosso pilar de Governança Corporativa, o Banco Fibra possui a Política de Sucessão de Administradores, que formaliza os critérios para identificação de sucessores para as posições da Alta Administração, garantindo qualidade na escolha e observância às determinações do Banco Central do Brasil. Clique aqui para conhecer as diretrizes desta Política.

Em consonância com as melhores práticas de mercado e nosso compromisso com a transparência, o Banco Fibra possui a Política de Operações de Crédito com Partes Relacionadas, que tem por objetivo estabelecer regras e consolidar procedimentos a serem observados em transações que envolvam Partes Relacionadas, em cumprimento à legislação aplicável em vigor. Clique aqui para conhecer as diretrizes desta Política.  

Garantimos a privacidade e segurança no tratamento de dados pessoais dos nossos clientes e demais titulares de dados. Em linha com os preceitos contidos na Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (“LGPD”) e demais regulamentos aplicáveis, tornamos pública e transparente a maneira como estes dados pessoais são tratados, compartilhados e armazenados, através de nossa Política de Privacidade, que compreende a governança e principais diretrizes aplicadas ao tema. Clique aqui e conheça a nossa Política de Privacidade. Acesse também nosso Aviso de Privacidade aqui.

 

A Política de Educação Financeira do Banco Fibra apresenta princípios e diretrizes a serem adotadas no relacionamento com clientes e usuários pessoas naturais, incluindo empresários individuais, com objetivo de conscientizar este público a fim de que suas operações sejam fundamentadas por decisões financeiras conscientes e bem-informadas, visando motivar a formação de reserva financeira, a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar, bem como minimizar o potencial risco de inadimplemento e superendividamento. Clique aqui para compreender as diretrizes e abrangência desta Política.

Canal Alô Ética

O Canal Alô Ética tem como objetivo o atendimento de clientes, usuários, colaboradores,  parceiros, fornecedores ou prestadores de serviços que queiram denunciar quaisquer atos ilícitos, inclusive os previstos na Lei Anticorrupção n.º 12.846/13 relacionados à corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, bem como mau comportamento, assédio sexual ou moral, entre outras atitudes que possam violar as diretrizes de nosso Código de Ética e Conduta.

A gestão do canal é realizada por uma empresa especializada visando garantir maior imparcialidade no tratamento das comunicações recebidas. Além disso, seguindo as melhores práticas de mercado, o relato pode ser realizado de forma anônima ou identificada e são adotados procedimentos para que não haja qualquer constrangimento ou retaliação do usuário do canal.

Temos 3 opções de acesso ao nosso canal:

Preenchimento do formulário disponível em nossa página do Alô Ética: www.aloetica.com.br/bancofibra

Telefone:
0800 718 2837

bancofibra@aloetica.com.br

Ações do programa de integridade

Empresa Pró-Ética

Fomos reconhecidos em 2023 como Empresa Pró-Ética, edição 2022-2023. Promovido através de uma parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos, o Pró-Ética é uma iniciativa que busca fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

Além de reforçar nosso posicionamento enquanto empresa comprometida em fortalecer o combate à corrupção, esta conquista também demonstra a solidez do nosso Programa de Integridade, cujos pilares são essenciais para fomentar e manter uma cultura de integridade no ambiente organizacional, bem como assim garantir a sustentabilidade financeira e reputacional do nosso negócio.

Movimento Transparência 100%

Primeira iniciativa de fomento a transparência corporativa do Brasil, o Movimento Transparência 100% é promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU e tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em empresas de destaque para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso para as demais empresas do país.

Dessa forma, em linha com nosso Plano Institucional ESG, realizamos adesão ao Movimento Transparência 100% que estabelece o cumprimento de 05 Metas até 2030. No Banco Fibra já cumprimos integralmente a meta “100% transparência sobre os canais de denúncia”, sendo que as outras 04 já estão em andamento, e, os respectivos avanços serão publicados em nossos Relatórios de Sustentabilidade disponíveis em nossa página de Sustentabilidade. Confira a seguir, quais são as 05 metas estabelecidas pelo Movimento:

  • 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança
  • 100% transparência sobre os Canais de Denúncia]
  • 100% Remuneração da Alta Administração íntegra
  • 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em Integridade
  • 100% de transparência das interações com a Administração Pública

Pacto Brasil pela Integridade Empresarial

O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), busca estimular empresas que operam no território brasileiro, independentemente do porte ou setor de atuação, a assumir, voluntariamente, um compromisso público com a integridade empresarial.

Através de um sistema de autoavialição, o Pacto busca ampliar o fomento à integridade empresarial, disseminar conhecimento sobre esta temática e conscientizar as empresas privadas sobre a relevância do assunto.

Além de reforçar a integridade como um elemento essencial para o sucesso do Banco Fibra, a adesão ao Pacto demostra nosso engajmento a favor da construção de um ambiente corporativo mais justo e íntegro

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção consiste em um conjunto de diretrizes que devem ser adotadas pelas instituições no âmbito da prevenção e combate à corrupção e ao suborno, bem como na promoção de um mercado mais íntegro, ético e transparente.

Ao tornar-se signatário do Pacto, o Banco Fibra assumiu vários compromissos com o mercado, dentre eles:

• Monitorar pessoas físicas ou jurídicas que atuam como fornecedores e prestadores de serviços;

• Apoiar e colaborar com o Poder Público em qualquer apuração de suspeita de irregularidade ou violação da lei ou dos princípios éticos refletidos no Pacto;

• Adotar e reforçar ações de divulgação sobre regulamentações relacionadas ao combate à corrupção.

Acesse aqui para conhecer os princípios e demais compromissos definidos pelo Pacto Empresarial.

(11) 94221-9075

Das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, exceto feriados.