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Programa de Integridade

Comprometido com as iniciativas nacionais e internacionais de Prevenção e Combate à Corrupção e, principalmente, em conformidade com a Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, o Banco Fibra possui o Programa de Integridade, que estimula um ambiente de comportamento ético e de envolvimento responsável.

Programa de Integridade

Comprometido com as iniciativas nacionais e internacionais de Prevenção e Combate à Corrupção e, principalmente, em conformidade com a Lei nº 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção, o Banco Fibra possui o Programa de Integridade, que estimula um ambiente de comportamento ético e de envolvimento responsável.

O Programa de Integridade do Banco Fibra contempla mecanismos e ações para:

Prevenir

Implementação de controles para evitar os atos ilícitos.

Detectar

Identificação de possíveis irregularidades que estejam em curso.

Sanar

Remediação de situações de desvios ocorridos.

O objetivo do nosso Programa de Integridade vai além de simplesmente evitar a ocorrência de irregularidades. Nos comprometemos em realizar todas as nossas atividades com integridade e os mais altos padrões éticos e de transparência fomentando a criação de uma cultura de integridade no ambiente organizacional.

O Banco Fibra estabeleceu a adoção das diretrizes que orientam as relações internas e externas de todos os colaboradores, administradores, diretores e conselheiros.

Conheça os principais pilares do Programa de Integridade:

Assista o nosso vídeo para conhecer mais sobre as essas diretrizes.

Acesse o Regulamento do Programa de Integridade, com detalhes de todos os pilares que nos auxiliam na formação da cultura de integridade do Banco Fibra.

Ações do programa de integridade

Empresa Pró-Ética

Fomos reconhecidos em 2023 como Empresa Pró-Ética, edição 2022-2023. Promovido através de uma parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos, o Pró-Ética é uma iniciativa que busca fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

Além de reforçar nosso posicionamento enquanto empresa comprometida em fortalecer o combate à corrupção, esta conquista também demonstra a solidez do nosso Programa de Integridade, cujos pilares são essenciais para fomentar e manter uma cultura de integridade no ambiente organizacional, bem como assim garantir a sustentabilidade financeira e reputacional do nosso negócio.

Movimento Transparência 100%

Primeira iniciativa de fomento a transparência corporativa do Brasil, o Movimento Transparência 100% é promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU e tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em empresas de destaque para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso para as demais empresas do país.

Dessa forma, em linha com nosso Plano Estratégico de Sustentabilidade, realizamos adesão ao Movimento Transparência 100% que estabelece o cumprimento de 05 Metas até 2030. No Banco Fibra já cumprimos integralmente a meta 100% de transparência da Estrutura de Compliance e Governança, sendo que as outras 04 já estão em andamento, e, os respectivos avanços serão publicados em nossos Relatórios de Sustentabilidade disponíveis em nossa página de Sustentabilidade. Confira a seguir, quais são as 05 metas estabelecidas pelo Movimento:

  • 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança
  • 100% transparência sobre os Canais de Denúncia
  • 100% Remuneração da Alta Administração íntegra
  • 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em Integridade
  • 100% de transparência das interações com a Administração Pública

Pacto Brasil pela Integridade Empresarial

O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), busca estimular empresas que operam no território brasileiro, independentemente do porte ou setor de atuação, a assumir, voluntariamente, um compromisso público com a integridade empresarial.

Através de um sistema de autoavaliação, o Pacto busca ampliar o fomento à integridade empresarial, disseminar conhecimento sobre esta temática e conscientizar as empresas privadas sobre a relevância do assunto.

Além de reforçar a integridade como um elemento essencial para o sucesso do Banco Fibra, a adesão ao Pacto demostra nosso engajamento a favor da construção de um ambiente corporativo mais justo e íntegro.

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção consiste em um conjunto de diretrizes que devem ser adotadas pelas instituições no âmbito da prevenção e combate à corrupção e ao suborno, bem como na promoção de um mercado mais íntegro, ético e transparente.

Ao tornar-se signatário do Pacto, o Banco Fibra assumiu vários compromissos com o mercado, dentre eles:

• Monitorar pessoas físicas ou jurídicas que atuam como fornecedores e prestadores de serviços;

• Apoiar e colaborar com o Poder Público em qualquer apuração de suspeita de irregularidade ou violação da lei ou dos princípios éticos refletidos no Pacto;

• Adotar e reforçar ações de divulgação sobre regulamentações relacionadas ao combate à corrupção.

Acesse aqui para conhecer os princípios e demais compromissos definidos pelo Pacto Empresarial.

Código de Ética e Conduta do Banco Fibra

Mensagem do Presidente

Conduzimos nossas atividades buscando colocar em pratica nossos valores, cujos fundamentos são pautados pela ética, transparência, confiança e integridade.

O Código de Ética e Conduta é um dos pilares do Programa de Integridade e que reforça nossos propósitos, demonstra o papel que cada um de nós deve desempenhar para garantir um ambiente de confiança amparado por decisões e valores éticos, que fazem parte de nosso dia a dia e que suportem a condução íntegra e confiável desta instituição. 

Clique aqui para acessar o documento completo do Código de Ética e Conduta.

Caso queira, clique aqui para acessar a versão em inglês.

Arno Schwarz

Presidente

Canal Alô Ética

O Canal Alô Ética tem como objetivo o atendimento de clientes, usuários, colaboradores,  parceiros, fornecedores ou prestadores de serviços que queiram denunciar quaisquer atos ilícitos, inclusive os previstos na Lei Anticorrupção n.º 12.846/13 relacionados à corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, bem como mau comportamento, assédio sexual ou moral, entre outras atitudes que possam violar as diretrizes de nosso Código de Ética e Conduta.

A gestão do canal é realizada por uma empresa especializada visando garantir maior imparcialidade no tratamento das comunicações recebidas. Além disso, seguindo as melhores práticas de mercado, o relato pode ser realizado de forma anônima ou identificada e são adotados procedimentos para que não haja qualquer constrangimento ou retaliação do usuário do canal.

Temos 3 opções de acesso ao nosso canal:

Preenchimento do formulário disponível em nossa página do Alô Ética: aloetica.com.br/bancofibra

Telefone:
0800 718 2837

bancofibra@aloetica.com.br

Compliance

Possuímos um Programa de Compliance que visa assegurar a adequação, fortalecimento e funcionamento do sistema de controles da instituição, buscando cumprir leis e regulamentos, bem como gerenciar, em conjunto com a alta administração, os riscos de Compliance.

A nossa área de Compliance está estruturada com três frentes principais:

Estrutura de Compliance & Sustentabilidade

Regulatório e Programa de Integridade

Compliance PLD/FTP:

Prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro, combate ao financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa (“PLD/FTP”)

Compliance Sustentabilidade

Ambiental, Social e Governança (ESG)

Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Compliance.

Clique aqui para conhecer a estrutura de Compliance & Sustentabilidade do Banco Fibra.

Indicadores do Programa de Integridade

Os indicadores fazem parte do pilar de monitoramento do programa de integridade e têm o objetivo monitorar a eficácia e a adequação do programa, além de conscientizar colaboradores e administradores sobre os temas de integridade e ética.

Conheça alguns dos indicadores do Programa

Em 2024, o Banco Fibra não esteve envolvido em casos de fraude e/ou corrupção, bem como os seus administradores não foram acusados, investigados, processados ou condenados no tema.

Nos processos de Conheça Seu Funcionários – CSF, não evidenciamos envolvimento de nossos colaboradores em caso de corrupção envolvendo agentes públicos e/ou privados, que se enquadram na lei Anticorrupção ou na Lei de Empresa Limpa.

Acesse o Relatório de Sustentabilidade e conheça mais sobre os nossos indicadores do nosso Programa de Integridade.

Políticas Institucionais

Nossas políticas institucionais compreendem a formalização de diretrizes para execução de procedimentos e controles integrados e complementares, que dão suporte às nossas atividades operacionais e condução dos negócios, a fim de alcançar as melhores práticas de gestão corporativa e mitigação de riscos. Destacamos abaixo algumas de nossas principais políticas:

A integridade e a transparência são pilares fundamentais para o Banco Fibra. Dentro disso, reconhecemos a importância de combater ativamente situações de risco que podem levar à prática de atos relacionados à corrupção e de preservar um relacionamento íntegro com o setor público nacional e estrangeiro, tal qual parceiros e clientes.
Nesse sentido, nossa Política de Anticorrupção e Relacionamento com Setor Público busca estabelecer critérios de conduta a serem adotados por administradores, colaboradores e terceiros que atuam em nome da instituição, com o objetivo de prevenir e combater as práticas de corrupção e violações às leis, também dispondo sobre os métodos de controle adotados pelo Banco Fibra para monitorar o seu Programa de Integridade.
Clique aqui para conhecer as diretrizes dessa Política.

Em conformidade com a legislação e regulamentação vigente, no que se refere à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa e, alinhado com as melhores práticas de mercado, possuímos mecanismos rigorosos de controle para a efetiva detecção da identidade e atividade dos nossos clientes, além da identificação dos recursos financeiros, origem e constituição do nosso patrimônio.
Mantemos uma área específica, responsável pela gestão do referido processo, a qual realiza ações de controle e monitoramento constante de operações e transações financeiras.

Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa.

Dispomos da Política de Direitos Humanos que consolida as diversas ações e compromissos assumidos pelo Banco Fibra, no que se refere ao tema dos Direitos Humanos, cujas diretrizes estão pautadas pelos princípios éticos, o “Jeito de ser do Fibra” e demais procedimentos e normativos institucionais.

Entende-se por Direitos Humanos as normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos, sendo que os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como suas relações com toda a sociedade e estão, inclusive, na nossa Constituição Federal. Dessa forma, esta política contempla nossos:

  • administradores, conselheiros e colaboradores;
  • fornecedores, parceiros e prestadores de serviços terceirizados;
  • investidores em títulos ou valores mobiliários emitidos pela instituição; e
  • demais pessoas impactadas pelos produtos, serviços, atividades e processos, segundo critérios definidos pelo Banco Fibra.

Clique aqui e acesse a íntegra de nossa Política de Direitos Humanos.

Trabalhamos em prol de um ambiente inclusivo e de equidade, que considera todos independente de cargo, idade, gênero,a condição física, orientação sexual ou origem étnico-racial.

Para isso, temos o Programa de Diversidade e Inclusão (“D&I”) que conta com 4 grupos de afinidade:

Gênero
Ético-racial
PCD (Pessoas com deficiência)
LGBTQIAP+

Os membros propõem sugestões, iniciativas e ações estratégicas de Diversidade e Inclusão para a promoção de um ambiente seguro e respeitoso para todos.

Clique aqui para acessar a nossa Política de Diversidade e Inclusão. Acesse também nosso Guia de Diversidade e Inclusão.

A área de Controles Internos atua para, continuamente, melhorar a qualidade do ambiente de controles da organização, auxiliando as diversas áreas no mapeamento de seus processos, identificação e avaliação de riscos e controles. Também obtém e monitora planos de ação para evolução de processos e correção de falhas operacionais identificadas. Estes conjuntos de ações aumentam a previsibilidade dos processos e contribuem para a redução do risco operacional a que a instituição está exposta.

Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Gerenciamento de Risco Operacional e Controles Internos.

Com linha de reporte ao Conselho de Administração e supervisionada pelo Comitê de Auditoria em suas reuniões mensais, a Auditoria Interna auxilia a organização a alcançar seus objetivos, adotando abordagem sistemática para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controles e governança corporativa. Seu ciclo de auditoria de 3 anos, compreende a auditoria de produtos, processos, sistemas, áreas e projetos.
Clique aqui para acessar o Regulamento da Auditoria Interna.

No Banco Fibra, honramos o compromisso que temos com nossos clientes e usuários, buscando sempre entregar o melhor resultado com rapidez, respeitando os desafios e demandas de quem produz no Brasil. Nesse sentido, nossa Política de Relacionamento com Clientes e Usuários consolida os diversos compromissos e procedimentos assumidos pelo Banco Fibra para fortalecer nosso relacionamento com clientes e usuários que contratam nossos produtos e serviços. Clique aqui para conhecer as diretrizes desse Política.

Em linha com a regulamentação vigente e visando seguir as melhores práticas do mercado, possuímos a Política de Segurança Cibernética. Suas diretrizes orientam o uso aceitável de ativos de informação e/ou tecnológicos da instituição, baseada nos princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Segurança Cibernética.

Amparados por nosso pilar de Governança Corporativa, o Banco Fibra possui a Política de Sucessão de Administradores, que formaliza os critérios para identificação de sucessores para as posições da Alta Administração, garantindo qualidade na escolha e observância às determinações do Banco Central do Brasil. Clique aqui para conhecer as diretrizes desta Política.

Em consonância com as melhores práticas de mercado e nosso compromisso com a transparência, o Banco Fibra possui a Política de Operações de Crédito com Partes Relacionadas, que tem por objetivo estabelecer regras e consolidar procedimentos a serem observados em transações que envolvam Partes Relacionadas, em cumprimento à legislação aplicável em vigor. Clique aqui para conhecer as diretrizes desta Política.  

Garantimos a privacidade e segurança no tratamento de dados pessoais dos nossos clientes e demais titulares de dados. Em linha com os preceitos contidos na Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (“LGPD”) e demais regulamentos aplicáveis, tornamos pública e transparente a maneira como estes dados pessoais são tratados, compartilhados e armazenados, através de nossa Política de Privacidade, que compreende a governança e principais diretrizes aplicadas ao tema. Clique aqui e conheça a nossa Política de Privacidade. Acesse também nosso Aviso de Privacidade aqui.

A Política de Educação Financeira do Banco Fibra apresenta princípios e diretrizes a serem adotadas no relacionamento com clientes e usuários pessoas naturais, incluindo empresários individuais, com objetivo de conscientizar este público a fim de que suas operações sejam fundamentadas por decisões financeiras conscientes e bem-informadas, visando motivar a formação de reserva financeira, a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar, bem como minimizar o potencial risco de inadimplemento e superendividamento. Clique aqui para compreender as diretrizes e abrangência desta Política.

Acreditamos que a transparência é um princípio essencial que deve permear as relações entre o Fibra, nossas partes interessadas e a sociedade em geral. Além de se tratar de um compromisso social, prestar contas de forma transparente e confiável é essencial para agregar valor para os clientes, colaboradores e parceiros de negócios que atuam junto ao Banco.

Dessa forma, nossa Política de Transparência tem como objetivo estruturar as diretrizes que compactuam para a manutenção e disseminação da cultura de transparência do Fibra, pautando-se também nos compromissos atrelados a nossa governança corporativa e no respeito à confidencialidade. Clique aqui para conhecer as diretrizes da nossa Política de Transparência.

(11) 94221-9075

Das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, exceto feriados.